O que significa baixo espiritismo?
Índice
- O que significa baixo espiritismo?
- O que é baixo espiritismo é alto espiritismo?
- Como o espiritismo kardecista chegou ao Brasil?
- Como as religiões espiritismo e candomblé chegaram ao Brasil?
- Quais são as crenças do espiritismo?
- Qual o Espiritismo e o espiritualismo?
- Quem são os adeptos do Espiritismo?
- Por que a Doutrina Espírita ou espiritismo?
- Qual o método do iniciador do Espiritismo?
O que significa baixo espiritismo?
Na literatura sobre os "cultos afro-brasileiros", não é raro que encontremos a expressão "baixo espiritismo". Dois elementos são básicos para sua definição: o "sincretismo" de formas culturais originalmente africanas com elementos advindos do "espiritismo" e a existência de práticas curativas inspiradas na mediunidade.
O que é baixo espiritismo é alto espiritismo?
Todas estas práticas de origem africana passaram a ser associadas, recebendo a denominação de “baixo espiritismo”, termo que demarcava a condição inferior das mesmas, em contraste com o “alto espiritismo”, aquele de origem europeia. genericamente chamadas desta maneira, como uma forma pejorativa de se referir a elas.
Como o espiritismo kardecista chegou ao Brasil?
Em maio de 1855, Rivail saiu da casa de uma senhora chamada De Plainemaison completamente atordoado. ... Era a deixa para Rivail começar a organizar o que viria a ser O Livro dos Espíritos. Não demorou muito para o espiritismo kardecista cruzar o Atlântico e desembarcar no Brasil.
Como as religiões espiritismo e candomblé chegaram ao Brasil?
Tudo começou com a chegada dos portugueses no Brasil. Junto com novos hábitos e culturas, a colonização brasileira deu espaço para chegada de outros religiosos. Além disso, com a vinda de povos da África, a variação de crenças e religiões ficou ainda maior.
Quais são as crenças do espiritismo?
Seus seguidores consideram o espiritismo uma doutrina voltada para o aperfeiçoamento moral do homem e acreditam na existência de um Deus único, na possibilidade de comunicação útil com os espíritos através de médiuns e na reencarnação como processo de crescimento espiritual e justiça divina.
Qual o Espiritismo e o espiritualismo?
- No item I – Espiritismo e Espiritualismo, da Introdução ao Estudo da Doutrina Espírita, constante de O Livro dos Espíritos Kardec esclarece: “Para as coisas novas necessitamos de palavras novas, pois assim o exige a clareza de linguagem, para evitarmos a confusão inerente aos múltiplos sentidos dos próprios vocábulos.
Quem são os adeptos do Espiritismo?
- Os adeptos do Espiritismo serão os espíritas, ou, se o quiserem, os espiritistas. Como especialidade O Livro dos Espíritos contém a Doutrina Espírita; como generalidade liga-se ao Espiritualismo, do qual representa uma das fases.
Por que a Doutrina Espírita ou espiritismo?
- Diremos, portanto, que a Doutrina Espírita ou Espiritismo tem por princípio as relações do mundo material com os Espíritos ou seres do mundo invisível. Os adeptos do Espiritismo serão os espíritas, ou, se o quiserem, os espiritistas.
Qual o método do iniciador do Espiritismo?
- Num texto bastante famoso, o iniciador do Espiritismo explica seu método: “Apliquei a esta nova ciência, como tinha feito até então, o método de experimentação; nunca elaborei teorias preconcebidas: eu observava atentamente, comparava, deduzia as conseqüências…”.