O que é uma auditoria independente?
Índice
- O que é uma auditoria independente?
- Qual o papel da auditoria independente?
- Como fazer uma auditoria independente?
- Quem escolhe a auditoria independente?
- Que tipo de órgão é a auditoria externa independente?
- São características do auditor independente?
- Qual é o papel da auditoria?
- Qual o papel da auditoria contábil?
- Quais os requisitos necessários para o exercício da auditoria independente?
- Quem contrata auditoria?
- Como contratar uma auditoria independente?
- Como é feita a auditoria interna?
- Qual a melhor forma de auditoria?
- Qual a importância de uma auditoria?

O que é uma auditoria independente?
A principal função do auditor independente – também conhecido como auditor externo – é avaliar e investigar as demonstrações contábeis de uma empresa por meio de procedimentos técnicos específicos. ...
Qual o papel da auditoria independente?
Assim, a função da auditoria externa (também conhecida como independente) é examinar e atestar a integridade e veracidade das contas de uma companhia. Cabe ressaltar que o auditor externo não tem nenhum vínculo com a empresa auditada.
Como fazer uma auditoria independente?
Para realizar o procedimento de maneira correta, o auditor independente precisará ter acesso aos números contábeis da empresa e outras informações, como patrimônio e tributações pagas. Por via de regra, todos os auditores precisam ser membros de órgãos de contabilidade profissionais e reconhecidos legalmente.
Quem escolhe a auditoria independente?
A auditoria independente é uma profissão que exige nível superior e é atribuição exclusiva de bacharel em Ciências Contábeis com registro no Conselho Regional de Contabilidade - CRC de sua região.
Que tipo de órgão é a auditoria externa independente?
Um auditor independente ou auditor externo é um profissional que realiza uma auditoria em conformidade com as leis ou regras específicas sobre as demonstrações contábeis de uma empresa, entidade do governo, outra pessoa jurídica ou organização, e que é independente da entidade que está sendo auditada.
São características do auditor independente?
ü Independência - não participar de atos sociais junto ao cliente, manter uma relação discreta, para que os trabalhos de auditoria não sejam prejudicados. ü Integridade – preservar seus valores em relação às pressões. ü Confidencialidade – conservar em segredo as informações e não utilizá-las em benefício próprio.
Qual é o papel da auditoria?
A auditoria garante que a empresa cumpra as normas e evite problemas com o Fisco. A auditoria é um dos processos primordiais dentro das empresas. Com ele, seus registros e documentos contábeis seguem seguros a partir de uma averiguação, prevenindo problemas relacionados a fraudes ou a irregularidades fiscais.
Qual o papel da auditoria contábil?
O objetivo principal de uma auditoria de demonstrações contábeis é examinar, através da aplicação de procedimentos, as demonstrações contábeis da entidade auditada para verificar se elas estão de acordo com os Princípios de Contabilidade Geralmente Aceitos (PCGA).
Quais os requisitos necessários para o exercício da auditoria independente?
Para se tornar um Auditor Contábil Independente, o principal requisito é a aprovação em um Exame de Qualificação Técnica, promovido pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), que acontece uma vez por ano e permite ingressar no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI).
Quem contrata auditoria?
As organizações de grande porte, por lei, tem por obrigação contratar os serviços de uma auditoria independente. Isso porque sua aplicação assegura a fidelidade dos registros, bem como a credibilidade às demonstrações contábeis e demais relatórios da administração.
Como contratar uma auditoria independente?
- Durante a contratação de uma auditoria independente, a empresa contratante deverá ter em mente que a análise será transparente e baseada na atual realidade do negócio. O auditor independente construirá um relatório expressando sua opinião sobre os números do balanço financeiro auditado.
Como é feita a auditoria interna?
- Como ela é feita? A auditoria pode ser classificada como interna ou externa. Na auditoria interna se designa um funcionário da própria empresa para acrescentar valor e melhorar seus processos. Esse colaborador avalia os procedimentos a fim de minimizar erros e detectar possíveis fraudes ou processos ineficazes.
Qual a melhor forma de auditoria?
- Esta forma de auditoria é feita por funcionários da própria organização, mas de forma a que este vínculo não interfira em uma análise independente enquanto auditores. Uma outra é a auditoria externa, feita por profissionais de fora da empresa com especialização no ramo.
Qual a importância de uma auditoria?
- De uma forma geral, já comentamos que uma auditoria permite que o gestor entenda e otimize sua administração, utilizando as melhores práticas já aplicadas no seu ramo de atividade. Mas para isso, ele deve ter dados reais e confiáveis sobre o negócio para auditar e conhecer a realidade da empresa.