adplus-dvertising

O que são ferramentas de metal duro?

Índice

O que são ferramentas de metal duro?

O que são ferramentas de metal duro?

As ferramentas de metal duro são compostas de um tipo de combinação de metais pesados, que neste caso é a liga de carboneto de tungstênio, um material realmente muito duradouro e robusto, que garante uma boa vida útil das ferramentas feitas a partir dele.

Como é fabricado a ferramenta de metal duro?

As ferramentas de metal duro são fabricadas por sinterização, um processo em que o pó da matéria prima é depositado em um molde, onde é submetido à altíssima pressão.

Quais são os metais duros?

Definição - O que é Metal duro Material que consiste em carbonetos metálicos de tungstênio, titânio, tântalo ou molibdênio, tendo como aglomerante o cobalto.

Como é colocado o metal duro no suporte da ferramenta?

PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE FERRAMENTAS DE METAL DURO A mistura granulada é colocada num molde côncavo e é prensada. Isso fornece uma consistência moderada como a do giz. Depois, o compacto prensado é colocado num forno de sinterização e é aquecido a uma temperatura de aproximadamente 1400ºC, resultando no metal duro.

Porque o metal é duro?

Metal duro é um compósito, que normalmente é de carbeto de tungstênio, produzido por metalurgia do pó. Esse material é obtido pela prensagem e sinterização de uma mistura de pós de carboneto e outros materiais de menor ponto de fusão, chamados ligantes (cobalto, níquel, titânio, cromo ou uma combinação deles).

Para que serve metal duro?

Sua principal característica, como o nome sugere, é a dureza elevada: o metal duro é duas vezes mais duro do que o aço, o que permite que peças de corte feitas de metal duro consigam cortar o aço em processos de usinagem.. ... O metal duro é utilizado em diversos tipos de ferramentas, desde serras até tornos e limas.

Como tornear metal duro?

Torneamento de aços endurecidos As classes de nitreto cúbico de boro (CBN) são o melhor material de ferramenta de corte para torneamento de peças duras como as de aços endurecidos por indução e cementados. Para aços mais macios que aproximadamente 55 HRC, use pastilhas de cerâmica ou de metal duro.

Quais os principais componentes do metal duro?

O metal duro é um material obtido a partir de carbetos de metais refratários, com tungstênio, molibdênio, titânio, nióbio, tântalo e cromo.

Qual a diferença entre aço rápido e metal duro?

Isso se deve ao melhor equilíbrio entre dureza e tenacidade que possuem. Aço rápido é um termo dado a um aço-ferramenta que pode ser utilizado na usinagem em altas velocidades. ... O metal duro é o material que possui todas as propriedades necessárias para ferramenta de corte, incluindo dureza e resistência.

Em quais classes podem ser divididas as ferramentas de metal duro?

Estas classes são: ISO P, utilizada na usinagem de aços: ISO M, para aços inoxidáveis; ISO K para ferros fundidos; ISO N para materiais não ferrosos como o alumínio; ISO S para ligas resistentes ao calor, como o HRSA e o titânio; e a ISO H para aços endurecidos.

Por que o metal duro é usado em ferramentas de corte?

  • Em 1927 o metal duro passou a ser usado em ferramentas de corte, introduzido por Fried. Krupp com o nome widia (de wie diamant do alemão, como diamante ); fazendo referência à semelhança das propriedades desse material com as do diamante, (o que até certo ponto, pode ser um exagero.

Como é usado o metal duro na indústria de mineração?

  • O metal duro também começou a ser usado na indústria de mineração, sendo que em 1945 metade da produção era destinada aos bottoms bits usados em brocas de mineração. Da outra parte, 25% eram para as ferramentas de corte e o restante para peças diversas.

Qual a densidade do metal duro?

  • A densidade do metal duro é bem alta, podendo ter o dobro do peso específico em relação ao aço. A dilatação térmica porém, sofre um efeito inverso, podendo seu coeficiente ser considerado a metade em comparação ao do aço.

Qual a dureza das ferramentas de corte?

  • As ferramentas de corte (onde a propriedade desejada é elevada dureza) têm teores baixos de ligante, menos de 5%. Já em discos de laminação - onde a resistência ao impacto passa a ser vital - é necessário haver uma redução da dureza para se conseguir um ganho de tenacidade.

Postagens relacionadas: