Qual o significado da frase de Descartes cogito ergo sum?

Qual o significado da frase de Descartes cogito ergo sum?
Cogito, ergo sum é uma frase de autoria do filósofo e matemático francês René Descartes (). Em geral, é traduzida para o português como "penso, logo existo"; embora seja mais correto traduzi-la como "penso, portanto sou". ... Descartes alcança essa conclusão após duvidar da verdade de todas as coisas.
Por que Descartes e Espinoza foram considerados racionalistas?
Para os filósofos racionalistas, todo o conhecimento que advém da experiência prática (empírica) deve ser rejeitado, pois é passível ao erro e pode nos enganar. ... São considerados filósofos racionalistas modernos o holandês Baruch de Espinoza, o francês René Descartes e o alemão Gottfried Wilhelm Leibniz.
Qual é o argumento do cogito?
- Abaixo a tradução e adaptação do capítulo 26 do “An Introduction to Analytic Philosophy” onde é apresentado o argumento do Cogito de Descartes. O argumento do Cogito é atribuído a Descartes. Ele pode ser formulado de forma muito breve e simples: “Penso, logo existo”.
Qual o significado do cogito?
- Por: Fábio 12 | 10:43 0 Categoria: Filosofia. O cogito, sinônimo de noção clara e distinta , pode ser encontrado na Segunda Meditação Metafísica de Descartes. Mas antes de apresentá-lo, Descartes tem que fazer com que o leitor abandone, temporariamente, suas certezas.
Qual a evidência do conhecimento do cogito?
- A evidência do “Penso, logo existo” é uma consequência dessas ideias. Ou seja: o conhecimento do Cogito resulta de uma inferência, de um raciocínio. Trata-se de um conhecimento derivado. Ora, uma crença básica tem de ser conhecida directamente – tem de ser um conhecimento primitivo (não inferencial).
Por que o cogito não é uma crença básica?
- Por isso, o Cogito não é uma crença básica. Se o Cogito não é uma crença básica, então Descartes não conseguiu refutar o argumento céptico da regressão infinita da justificação. Se Descartes não conseguiu refutar o argumento céptico da regressão infinita da justificação, então não conseguiu demonstrar que o conhecimento humano é possível.