adplus-dvertising

O que é reservatório de um agente infeccioso?

Índice

O que é reservatório de um agente infeccioso?

O que é reservatório de um agente infeccioso?

RESERVATÓRIO DE AGENTES INFECCIOSOS (fonte primária de infecção): qualquer ser humano, animal, artrópode, planta, solo, matéria ou uma combinação deles, no qual normalmente vive e se multiplica um agente infeccioso, que depende desse meio para sua sobrevivência, reproduzindo-se de modo tal que pode ser transmitido a um ...

Quais os agentes infecciosos mais comuns?

Quais são os agentes infecciosos mais comuns?

  • Vírus : são os agentes infecciosos mais simples, do ponto de vista biológico, de estrutura muito rudimentar. ...
  • Bactérias: são igualmente simples, constituídas por uma única célula , embora mais primitiva do que as presentes no nosso corpo. ...
  • Fungos: são um pouco mais complexos.

Como é uma infecção?

Infecção - são causadas por agentes externos. O organismo reage a entrada de micro-organismos como vírus e bactérias, parasitas ou fungos. Nesse processo, as células de defesa tentam combater os micro-organismos, o que normalmente dá origem ao aparecimento de pus.

Como pode ocorrer a eliminação do agente infeccioso?

➢ Ânus e boca (via digestória); ➢ Nariz e boca (via respiratória); ➢ Pele e mucosas (via transcutânea); ➢ Vagina e uretra (via urogenital). ➢ Eliminação pelo leite; ➢ Eliminação pelo sangue.

Por que os portadores são importantes reservatórios de infecção?

É aceitável dizer que a característica que diferencia o reservatório da fonte de infecção diz respeito ao fato de o reservatório ser indispensável para a perpetuação do agente, ao passo que a fonte de infecção é a responsável eventual pela transmissão.

Quais são os principais agentes infecciosos?

  • Entre os principais agentes infecciosos, citamos: Protozoários. Esses organismos costumam entrar no organismo, fixar-se nele e se disseminar. Em muitos casos há a formação de colônias de agentes patógenos com um crescimento desenfreado, de modo que a prejudicar a atuação do sistema imunitário na hora do combate.

Por que o agente infeccioso pode causar manifestações clínicas?

  • O agente infeccioso, ao adentrar o organismo humano, pode não causar nenhuma manifestação, sendo, nesse caso, observado um quadro de uma infecção assintomática. Outras vezes, no entanto, podem desencadear manifestações clínicas, o que caracterizam uma doença infecciosa.

Quais são os agentes infectantes de doenças infecciosas?

  • Exemplos de doenças infecciosas e seus agentes infectantes: Malária: Protozoários do género Plasmodium Dengue: Vírus, arbovírus da família Flaviviridae Fasceíte necrotizante: Bactéria do gênero Staphylococcus

Qual a definição da infecção?

  • Infecção pode ser definida, de acordo com o Ministério da Saúde, como “penetração e desenvolvimento ou multiplicação de um agente infeccioso no organismo do homem ou de outro animal.” A infecção pode desencadear algumas manifestações clínicas, sendo, nesse caso, denominada de doença infecciosa.

Postagens relacionadas: