Como é feito uma auditoria contábil?
Índice
- Como é feito uma auditoria contábil?
- O que faz a auditoria contábil?
- Quem faz auditoria contábil?
- O que é auditoria Qual é o principal objetivo da auditoria?
- Qual é o conceito da auditoria?
- Quem pode assinar uma auditoria?
- Como obter resultados satisfatórios na utilização da auditoria contábil?
- Qual é o papel do auditor externo?
- Como realizar a auditoria contábil?
- Qual a importância de uma auditoria contábil?
- Quando é necessário contratar um auditor contábil?
- Qual o resultado do auditor contábil?

Como é feito uma auditoria contábil?
A auditoria contábil compreende o exame de documentos, livros contábeis, registros, além de realização de inspeções e obtenção de informações de fontes internas e externas, tudo relacionado com o controle do patrimônio da entidade auditada.
O que faz a auditoria contábil?
“A auditoria compreende o exame de documentos, livros e registros, inspeções e obtenção de informações e confirmações, internas e externas, relacionados com o controle do patrimônio, objetivando mensurar a exatidão desses registros e das demonstrações contábeis deles decorrentes.”
Quem faz auditoria contábil?
A realização da auditoria é feita por um profissional formado em Ciências Contábeis e com registro no CRC (Conselho Regional de Contabilidade). O empreendedor pode acompanhar a análise, e caso a corporação tenha um contador, ele pode auxiliar no processo, disponibilizando as informações e documentações necessárias.
O que é auditoria Qual é o principal objetivo da auditoria?
Auditoria é um processo de verificação e análise de atividades desenvolvidas por uma determinada empresa. O seu objetivo principal é examinar se elas estão de acordo com o que foi planejado ou estabelecido anteriormente pela organização.
Qual é o conceito da auditoria?
Auditoria é a análise de todas as atividades desenvolvidas por uma empresa de pequeno, médio ou grande porte, que tem como objetivo verificar se as ações dessas organizações estão conforme planejadas por elas, ou se estão de acordo com as normas estabelecidas pelo Governo por Lei.
Quem pode assinar uma auditoria?
O exercício da atividade de auditoria independente (para pessoa física ou pessoa jurídica) é uma prerrogativa profissional dos contadores legalmente habilitados por registro em Conselho Regional de Contabilidade.
Como obter resultados satisfatórios na utilização da auditoria contábil?
Como obter resultados satisfatórios?
- Faça um estudo dos processos internos da empresa. ...
- Providencie um levantamento de riscos. ...
- Compare registros internos e externos. ...
- Estabeleça os procedimentos a serem adotados para testes e evidências. ...
- Utilize um software de gestão contábil.
Qual é o papel do auditor externo?
Assim, a função da auditoria externa (também conhecida como independente) é examinar e atestar a integridade e veracidade das contas de uma companhia. Cabe ressaltar que o auditor externo não tem nenhum vínculo com a empresa auditada.
Como realizar a auditoria contábil?
- Talvez, você ainda não saiba, mas realizar auditoria contábil é essencial para a sua empresa. O processo assegura a precisão dos seus registros e a gestão de documentos, prevenindo problemas relacionados a fraudes ou a irregularidades fiscais.
Qual a importância de uma auditoria contábil?
- Sendo assim, a auditoria contábil será relevante, pois constatará a segurança e a credibilidade da sua gestão e do seu controle interno, além de dar um melhor direcionamento em suas decisões. Qual o passo a passo dessa auditoria? O processo de auditoria em uma empresa é realizado conforme o determinado nas normas brasileiras.
Quando é necessário contratar um auditor contábil?
- O auditor contábil para ser um profissional competente deve estar sempre atualizado com as normas contábeis nacionais e internacionais, já que as mesmas estão em constantes mudanças e podem afetar as operações das empresas. Quando é necessário contratar uma auditoria?
Qual o resultado do auditor contábil?
- O relatório do auditor contábil pode apresentar dois resultados. O primeiro é aquele que confirma que as operações contábeis daquele empresário estão coerentes e adequadas com as normas brasileiras e internacionais de contabilidade. Decerto, nesse caso, o auditor irá orientá-lo para adoção das melhores estratégias contábeis.