adplus-dvertising

Como é a transfusão de plaquetas?

Índice

Como é a transfusão de plaquetas?

Como é a transfusão de plaquetas?

As plaquetas podem ser obtidas a partir de uma unidade de sangue doado através de centrifugação, o que resulta em uma unidade de plaquetas, e por aférese, que é obtida de um doador único; nesse caso, as plaquetas são retiradas e os outros componentes do sangue retornam para o doador através de um sistema coletor ...

Quando é necessário uma transfusão de plaquetas?

A transfusão terapêutica de plaquetas está indicada no paciente que apresente disfunção plaquetária e hemorragia com risco de vida, independentemente da contagem de plaquetas.

Para que serve Transfusao de plaquetas?

As transfusões de plaquetas são administradas para prevenir ou tratar o sangramento em pacientes com distúrbios quantitativos ou qualitativos das plaquetas.

Quantas unidades tem uma bolsa de plaquetas?

Por aférese: 1 unidade terapêutica para um adulto corresponde a um número igual ou maior que 3,0 x 10¹¹ plaquetas em uma bolsa com volume plasmático de 2 ml. Esta unidade terapêutica por aférese corresponde em média a 6 a 8 unidades de plaquetas randômicas; Validade máxima de 5 dias a 22°C.

Para que serve transfusão de plaquetas?

As transfusões de plaquetas são administradas para prevenir ou tratar o sangramento em pacientes com distúrbios quantitativos ou qualitativos das plaquetas.

O que é necessário para doar plaquetas?

É necessária a apresentação de um documento de identificação oficial com foto, estar alimentado antes da doação de plaquetas (evitando apenas alimentos gordurosos), ter realizado, pelo menos, uma doação de sangue nos últimos 6 meses no INCA e ter disponibilidade de, pelo menos, uma hora e meia para a doação.

Qual a finalidade da transfusão terapêutica de plaquetas?

  • TRANSFUSÃO TERAPÊUTICA DE PLAQUETAS O objetivo da transfusão terapêutica de plaquetas não é elevar a con- tagem de plaquetas acima de um certo limite, mas ajuda a corrigir o distúrbio hemostático, que pode es- tar contribuindo para a hemorragia.

Quando é necessária a contagem de plaquetas pós-transfusional?

  • A contagem de plaquetas pós-transfusional deve ser imperativamente feita nos pacientes que apresentam, durante ou logo após a transfusão, reação febril com ou sem calafrios, calafrios sem febre ou sensação de morte iminente. Uma vez confirmada a refratariedade, os pacientes devem ser transfundidos usando-se as seguintes estratégias:

Quais são as plaquetas do sangue?

  • 8 Plaquetas: Elemento do sangue (não é uma célula porque não apresenta núcleo) produzido na medula óssea, cuja principal função é participar da coagulação do sangue através da formação de conglomerados que tamponam o escape do sangue por uma lesão em um vaso sangüíneo.

Por que as transfusões de plaquetas são contra-indicadas na trombocitopenia?

  • As transfusões profiláticas de plaquetas estão contra-indicadas na trombocitopenia induzida pela heparina, por aumentarem conside- ravelmente o risco de trombose. NA SÍNDROME DA IMUNODEFICI- ÊNCIA ADQUIRIDA (AIDS)

Postagens relacionadas: