adplus-dvertising

O que significa acolhimento institucional e o acolhimento familiar?

Índice

O que significa acolhimento institucional e o acolhimento familiar?

O que significa acolhimento institucional e o acolhimento familiar?

O acolhimento institucional é realizado através do Estado e já era previsto na legislação, enquanto o acolhimento familiar teve sua implementação através de um novo programa que obteve força legal com a mudança recente do ECA e a criança é inserida em uma família provisória e previamente cadastrada.

O que é o serviço de acolhimento familiar?

O Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora é voltado para crianças e adolescentes, afastados da família por medida de proteção, em residências de famílias acolhedoras, previamente cadastradas.

O que é o acolhimento institucional ECA?

O acolhimento institucional é um dos serviços de Proteção Social Especial de Alta Complexidade do Sistema Único de Assistência Social. Seu principal objetivo é promover o acolhimento de famílias ou indivíduos com vínculos familiares rompidos ou fragilizados, de forma a garantir sua proteção integral.

Qual a importância do acolhimento familiar?

Ou seja, o acolhimento familiar é compreendido como uma medida protetiva, a qual possibilita à criança e ao adolescente em vulnerabilidade e afastado de sua família de origem ser colocado sob a guarda de uma outra família. Essa família é previamente selecionada, cadastrada e vinculada a um programa.

Como se inscrever para ser família Acolhedora?

A inscrição das famílias acolhedoras consiste em um cadastro inicial, que pode ser preenchido através de contato telefônico ou presencialmente, contendo informações necessárias ao agendamento de visitas para identificar se o interessado atende aos critérios básicos para as etapas seguintes na seleção das famílias ...

Qual o caráter do acolhimento familiar?

  • É fundamental lembrar que ao acolhimento familiar tem caráter temporário, até se chegar à definição da situação da criança ou adolescente: retornar para a família de origem, encaminhar para a família extensa ou habilitar para a adoção.

Como funciona o programa de acolhimento familiar?

  • O programa de acolhimento familiar consiste em selecionar e capacitar famílias para serem os guardiões legais de uma criança ou adolescente. No Brasil, o acolhimento é lei federal, mas precisa ser implantado e estar em funcionamento na mesma cidade em que a criança está acolhida e onde a família acolhedora reside.

Como funciona o acolhimento no Brasil?

  • No Brasil, o acolhimento é lei federal, mas precisa ser implantado e estar em funcionamento na mesma cidade em que a criança está acolhida e onde a família acolhedora reside. Caso ainda não exista o programa na cidade, a criança será encaminhada aos abrigos e casas-lares.

Qual o objetivo do acolhimento?

  • O objetivo prioritário do acolhimento é o retorno da criança e adolescente à família biológica (que podem ser os pais, irmãos ou parentes próximos). Durante o período de afastamento, todos os esforços são empreendidos para que os vínculos com a família biológica sejam mantidos.

Postagens relacionadas: