adplus-dvertising

O que é absenteísmo quais suas consequências?

Índice

O que é absenteísmo quais suas consequências?

O que é absenteísmo quais suas consequências?

A ausência contínua de um colaborador indica que algo não está indo tão bem quanto deveria. Um problema pessoal, financeiro, de saúde ou até mesmo a falta de motivação são razões para faltas e oportunizam os impactos do absenteísmo que frequentemente são percebidos no ambiente de trabalho.

Qual o absenteísmo no trabalho?

  • O absenteísmo no trabalho diz respeito aos atrasos e faltas frequentes dos funcionários e é um dos principais índices a ser acompanhado pela área de Recursos Humanos de qualquer empresa. Afinal, se os funcionários começam a faltar muito isso é sinal de que algo não vai bem com eles ou com a instituição.

Quais são as causas do absentismo laboral?

  • As faltas no local de trabalho impactam o bom funcionamento das empresas, aumentam os custos com cada colaborador, implicam uma maior rotatividade e uma produtividade reduzida. As causas do absentismo laboral são, muitas vezes, de difícil deteção e compreensão.

Quais os tipos de absenteísmo?

  • Existem diversos tipos de absenteísmo: Compulsório: o profissional não consegue chegar ao trabalho, seja por cumprimento de suspensão dado por superiores, porque está preso, por conta de algum acidente no trânsito, não funcionamento de transportes públicos, etc.

Qual é o custo do absentismo em Portugal?

  • O absentismo é a ausência recorrente do colaborador durante o período normal de trabalho diário. Em Portugal, os colaboradores, em média, ausentam-se do local de trabalho durante 5.9 dias (dados de 2018), o que se traduz num custo de aproximadamente 2.2 milhões de euros.

Postagens relacionadas: