Como entender a conta de energia elétrica industrial?
Índice
- Como entender a conta de energia elétrica industrial?
- Como é faturada a energia reativa?
- Onde fica o número da leitura da conta de luz?
- Qual o detalhe da sua conta de energia?
- Por que o consumidor paga pela conta de energia?
- Quais são os tributos cobrados na sua conta de energia?
- Qual a conta de energia elétrica dos pequenos consumidores?

Como entender a conta de energia elétrica industrial?
Para calcular o valor é preciso multiplicar o consumo de energia no período faturado (normalmente apresentado nas faturas de energia na unidade de kWh) pela soma das tarifas de energia (TE) e de uso do sistema de distribuição (TUSD), de acordo com o posto tarifário (consumo ponta e consumo fora ponta).
Como é faturada a energia reativa?
A energia reativa não é cobrada na fatura de energia, pois ao contrário da ativa ela não realiza trabalho, entretanto caso o fator de potência esteja abaixo de 0,92 seu excedente é cobrado a título de multa, conforme resolução 414 da ANEEL. ... Esta diferença é cobrada a título de multa por baixo fator de potência.
Onde fica o número da leitura da conta de luz?
O modelo mais antigo, conhecido como medidor de ponteiros, é composto por quatro “reloginhos” que juntos representam os números do consumo. A leitura é feita da direita para a esquerda. O primeiro reloginho indica a unidade, o segundo a dezena, o terceiro a centena e o quarto, o milhar.
Qual o detalhe da sua conta de energia?
- Fique por dentro de cada detalhe da sua conta de energia, isso facilita o seu planejamento de consumo. Além disso, nós prezamos pela transparência na cobrança dos serviços prestados, e através deste documento todo o detalhamento está especificado. Clique no número para tirar sua dúvida
Por que o consumidor paga pela conta de energia?
- Quando a conta de energia chega ao consumidor, ele paga pela compra da energia (custos do gerador), pela transmissão (custos da transmissora) e pela distribuição (serviços prestados pela distribuidora), além de encargos setoriais e tributos. Os encargos setoriais e os tributos não são criados pela ANEEL e, sim, instituídos por leis.
Quais são os tributos cobrados na sua conta de energia?
- Obrigatoriamente devem ser apresentados os valores dos tributos cobrados na sua conta de energia: ICMS, PIS e COFINS. As concessionárias podem apresentar as tarifas utilizadas COM OU SEM impostos embutidos, porém é OBRIGATÓRIO apresentar os valores totais de cada um dos tributos.
Qual a conta de energia elétrica dos pequenos consumidores?
- Na conta de energia elØtrica dos pequenos consumidores, como por exemplo as residŒncias, cobra-se apenas a energia utilizada (‚consumo™). MØdios e grandes consumidores pagam tanto pela energia quanto pela potŒncia.