Como calcular o VaR de uma carteira?

Como calcular o VaR de uma carteira?
Considere que um ativo de R$ 100 milhões tem rentabilidade avaliada em 5% ao mês. O desvio padrão histórico do investimento é de 12% a.m.; além disso, o nível de significância é de 1,645%. Com um cálculo que tem 95% de confiança, temos o seguinte VaR: VaR = [5% – 1,645 x (12%)] x (100.000.000) = – R$ 14.740.
Qual é o papel do VaR Value at Risk na gestão do risco de um investimento?
O VaR, ou Value at Risk, é um indicador de risco que estima a perda potencial máxima de um investimento para um período de tempo, com um determinado intervalo de confiança. ... Nível de confiança: mostra o grau de cobertura estatística que o indicador alcança.
Como medir a volatilidade do mercado?
Dada uma série de preços, o primeiro passo é transformá-la em uma série de retornos. Lembrando que o retorno diário de um ativo é dado por: O desvio padrão dessa série de retornos é a volatilidade diária do ativo. Se fizermos esse procedimento para o IBOVESPA, devemos encontrar uma volatilidade entre 1 a 2%.
O que é o Value at Risk?
Value at Risk ( VaR) é um método para avaliar o risco em operações financeiras. O VaR resume, em um número, o risco de um produto financeiro ou o risco de uma carteira de investimentos , de um montante financeiro.
O que é VAR gestão de risco?
Usado como um indicador para a gestão de risco, o Value at Risk, ou simplesmente VAR, é um método para avaliar o risco em operações financeiras, ou seja, ele indica qual a perda potencial máxima que um investimento pode ter por um determinado período de tempo.
O que é uma VaR?
Na Copa da Rússia, a Federação Internacional de Futebol (Fifa) implantou um sistema eletrônico de apoio à arbitragem conhecido pela sigla em inglês VAR (Video Assistant Referee). O VAR tem por objetivo ajudar o árbitro central, no campo de jogo, a tomar decisão em lances considerados duvidosos.
Como calcular o VAR de um fundo?
Basta realizar a seguinte operação: VaR = Retorno médio – Volatilidade * Nível de confiança. Portanto, para o Fundo A, o VaR = 1,05% – 0,35% * 1,64 = 0,47% no mês, ou seja, em um horizonte de tempo de um mês, o pior resultado esperado com 95% de confiança seria uma rentabilidade de 0,47% para o fundo A.