adplus-dvertising

Como é feito xilogravura de cordel?

Índice

Como é feito xilogravura de cordel?

Como é feito xilogravura de cordel?

Em geral, a xilogravura utiliza madeira como matriz e possibilita a reprodução da imagem gravada sobre o papel ou outro suporte adequado. É um processo muito parecido com um carimbo. No Alfa as crianças utilizaram papel, tinta guache e isopor para compor suas obras pessoais e, a partir delas, contar histórias.

O que é a xilogravura e onde ela é usada no cordel?

Xilogravura significa gravura em madeira. É uma antiga técnica, de origem chinesa, em que o artesão utiliza um pedaço de madeira para entalhar um desenho, deixando em relevo a parte que pretende fazer a reprodução. ... A xilogravura era frequentemente utilizada para ilustração de textos de literatura de cordel.

Como é feito os desenhos de cordel?

A literatura de cordel, também conhecida como folheto, aqui no Brasil é um tipo de poesia popular que é impressa e divulgada em folhetos. Suas imagens são feitas através da xilogravura.

O que são gravuras de cordel?

Arte de Cordel - As matrizes para impressão das ilustrações são talhadas, quase sempre, na madeira da cajazeira (árvore da família das Anacardiáceas - Spondias lutea L.), matéria-prima mole, fácil de ser trabalhada e abundante na região Nordeste do Brasil.

Qual a finalidade da xilogravura no cordel?

A importância da xilogravura na literatura de cordel está no fato de ajudar a divulgar a literatura de cordel que é tão popular . A xilogravura é de fácil confecção , em folhetos impressão que contam a história do cordel .

Qual a arte que completa o cordel?

A literatura de cordel é muito conhecida por suas xilogravuras, as quais ilustram as páginas dos poemas.

Como é a ilustração do cordel?

A xilogravura do cordel se caracteriza pela ausência de profundidade, pela falta de meio-tom e pela falta de perspectiva (Franklin, 2007). A capa do cordel atualmente sempre traz gravuras com temas condizentes com o conteúdo do cordel.

Como chama os desenhos de cordel?

O nome da técnica dos desenhos que ilustra os cordéis se chama xilogravuras.

Qual a técnica utilizada para a escrita do cordel?

  • Informe as técnicas utilizadas para a escrita do cordel que fazem com que as narrações sejam rimadas, podendo ser cantadas também. Aqui vale fazer uso do plano de aula mencionado para explorar as questões linguísticas e temáticas geralmente presentes nesse tipo de folheto.

Quais são as características do folheto de cordel?

  • Informe que aquele vídeo se trata de uma animação baseada em um folheto de cordel e que aquelas imagens são xilogravuras, uma técnica muito utilizada nesse tipo de literatura. Ao finalizar a projeção, você poderá apresentar para as crianças as características do folheto de cordel.

Qual é o cordel do vídeo?

  • O cordel do vídeo é de autoria de Leandro Gomes de Barros, cordelista paraibano considerado o “rei dos poetas populares de seu tempo”. Explore com os estudantes a estética das imagens do vídeo, questione-os quanto às cores e ao traçado dos desenhos.

Qual a técnica utilizada na propagação da literatura de cordel?

  • A técnica também foi o meio utilizado na propagação da literatura de Cordel. A técnica chegou ao Brasil com a vinda da Família Real para o Rio de Janeiro em 1808. Assim, os trabalhos dos xilogravadores da época se concentravam na produção de ilustrações para anúncios, livros e, até mesmo, cartas de baralho.

Postagens relacionadas: