adplus-dvertising

O que é o renascimento na literatura?

Índice

O que é o renascimento na literatura?

O que é o renascimento na literatura?

O Renascimento cultural ou renascença foi um movimento de reforma artística, literária e científica que teve origem no século XIV na Itália e se espalhou para o resto da Europa. Foi após a Idade Média e significa o ato de renascer e pode ser sinônimo de reformulação.

O que foi o Renascimento para a arte?

O Renascimento foi um movimento artístico, cultural e científico que surgiu na Itália, no século XV e se expandiu para outras regiões da Europa, trazendo renovação nas áreas de filosofia, política, economia, cultura, artes, ciência, dentre outras.

Porque no Renascimento os artistas começaram a ficar famosos?

No Renascimento, os artistas passaram a ser reconhecidos, assinavam suas obras, tornando-se famosos. Por sua característica humanista, o Renascimento trouxe a glorificação do homem e da natureza humana, em contraposição ao divino e ao sobrenatural.

Como foi possível o renascimento artístico?

  • O Renascimento artístico só foi possível graças à figura dos mecenas. Tanto na pintura como nas demais artes, os temas abordados passaram por uma renovação. As obras de arte gregas e romanas começaram a ser a principal inspiração.

Quais eram os temas abordados pelos artistas do Renascimento?

  • Ainda que muitos temas explorados pelos artistas do renascimento estejam associados ao plano religioso e espiritual, a mudança de mentalidade da época proporcionou incluir uma variedade de temáticas. Os assuntos abordados variavam desde os costumes, a mitologia, as paisagens, dentre outros.

Como foi recebido o Renascimento na pintura?

  • Na pintura o Renascimento foi recebido principalmente através da Alemanha e dos Países Baixos, com a figura maior de Hans Holbein, florescendo depois com William Segar, William Scrots, Nicholas Hilliard e vários outros mestres da Escola Tudor. [147]

Qual o contexto do Renascimento?

  • Para os artistas do renascimento, o contexto associado ao período medieval impossibilitou a evolução da arte em diversos aspectos. Isso porque, o medievo esteve intimamente relacionado a uma cultura religiosa, donde o teocentrismo (Deus no centro do Universo) regia a vida das pessoas.

Postagens relacionadas: