Qual é o Protocolo de Montreal?
Índice
- Qual é o Protocolo de Montreal?
- O que foi o Protocolo de Montreal assinado em 1987?
- Qual o objetivo do Protocolo de Montreal quando foi assinado quais os países envolvidos?
- Quais os resultados do Protocolo de Montreal?
- O que foi o Protocolo de Montreal e o Protocolo de Kyoto?
- Qual o nome do acordo estabelecido entre os países que proibiu o uso do CFC?
- Quais foram as revisões do Protocolo de Montreal?
- Quando foi instituído o Fundo Multilateral para implementação do Protocolo de Montreal?
- Quais são os objetivos do protocolo com excelência?
- Quando foi criado o protocolo sobre a camada de ozônio?

Qual é o Protocolo de Montreal?
O Protocolo de Montreal é um tratado internacional que visa proteger a camada de Ozônio por meio da eliminação da produção e do consumo das substâncias responsáveis por sua destruição (SDO). O acordo é consequência da Convenção de Viena para Proteção da Camada de Ozônio; o Brasil é um dos países signatários.
O que foi o Protocolo de Montreal assinado em 1987?
Desde 1987, o Protocolo de Montreal, chancelado em cidade de mesmo nome no Canadá, tem como objetivo promover mecanismos de proteção da camada de ozônio, que funciona como um filtro ao redor do planeta e protege os seres vivos dos raios ultravioleta.
Qual o objetivo do Protocolo de Montreal quando foi assinado quais os países envolvidos?
O objetivo do fundo era que os países desenvolvidos pudessem apoiar financeiramente as medidas para redução dos gases em países em desenvolvimento. Em comemoração aos resultados do Protocolo de Montreal, a ONU oficializou o Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio, no dia 16 de setembro.
Quais os resultados do Protocolo de Montreal?
Entre os resultados obtidos com a implantação do Protocolo de Montreal no âmbito brasileiro, está a eliminação de 10.525 toneladas de substâncias com Potencial de Destruição do Ozônio (PDO), equivalente ao consumo de CFC constatado entre 19.
O que foi o Protocolo de Montreal e o Protocolo de Kyoto?
Os Protocolos de Montreal e Kyoto, tratados internacionais de defesa do meio ambiente e da vida, controlam gases que provocam o buraco na camada de ozônio e o efeito estufa, respectivamente, resultantes de atividades industriais e uso da terra.
Qual o nome do acordo estabelecido entre os países que proibiu o uso do CFC?
Em 1987 as nações mundiais inauguraram o tratado de Montreal que passou a regular a produção e o consumo de produtos destruidores da camada de ozônio. A principal meta foi acabar com o uso dos 15 tipos de CFC que eram as fontes de destruição do O3.
Quais foram as revisões do Protocolo de Montreal?
- Até 1999 o Protocolo de Montreal havia passado por cinco revisões onde recebeu algumas emendas: em 1990 na reunião em Londres, Inglaterra, foi aceita a emenda (Emenda de Londres) pela qual as partes concordaram em abandonar totalmente a produção e consumo de CFCs até 2000 (até então o acordo era de reduzir em 50%).
Quando foi instituído o Fundo Multilateral para implementação do Protocolo de Montreal?
- Em 1990 foi instituído o Fundo Multilateral para Implementação do Protocolo de Montreal – FML. O objetivo do fundo era que os países desenvolvidos pudessem apoiar financeiramente as medidas para redução dos gases em países em desenvolvimento.
Quais são os objetivos do protocolo com excelência?
- O país é considerado um dos que estão cumprindo os objetivos do protocolo com excelência. Através do Protocolo de Montreal estima-se que, entre 20, a camada de ozônio sobre a Antártica retorne aos níveis da década de 80. Além disso, reduziu-se de 1,1 milhão de toneladas para 70 mil toneladas o consumo de CFCs em todo o mundo.
Quando foi criado o protocolo sobre a camada de ozônio?
- Foi fruto das reuniões sobre o Protocolo, também, a criação do Dia Internacional de Proteção a Camada de Ozônio em 16 de setembro, aprovado por resolução da Assembléia Geral das Nações Unidas em 1995.