adplus-dvertising

O que é Protocolo de Kyoto e quais são suas principais características?

Índice

O que é Protocolo de Kyoto e quais são suas principais características?

O que é Protocolo de Kyoto e quais são suas principais características?

O Protocolo de Kyoto é um acordo internacional entre os países integrantes da Organização das Nações Unidas (ONU), firmado com o objetivo de se reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa e o consequente aquecimento global.

Qual a participação do Brasil em desenvolvimento no Protocolo de Kyoto?

A participação brasileira em Kyoto teve como principal objetivo ajudar a diminuir a diferença entre os pontos de vistas dos países desenvolvidos e em desenvolvimento. O Brasil, sendo um país em desenvolvimento, não tem compromisso de redução de emissões mas participou ativamente das deliberações da Conferência.

Qual foi o posicionamento do Brasil no Protocolo de Kyoto?

  • Qual foi o posicionamento do Brasil no Protocolo de Kyoto? A ratificação do Brasil ao Protocolo de Kyoto aconteceu em 2002 por meio do Decreto Legislativo nº 144. Durante a reunião, os representantes do país assinaram o acordo, mas não ratificaram pelo fato de temerem influências negativas no crescimento econômico.

Qual a meta principal do Protocolo de Kyoto?

  • A redução da emissão de gases que provocam o efeito estufa é a meta principal do Protocolo de Kyoto. Os países que assinaram o Protocolo podem utilizar o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL). O método funciona como uma plataforma de certificação de ideias e projetos que sejam eficientes na tarefa de diminuir as emissões de gases.

Por que não ratificar o protocolo de Kyoto?

  • Na contramão do mundo, o país recusou-se a ratificar o Protocolo de Kyoto e, segundo o presidente à época, George W. Bush, as metas estabelecidas pelo protocolo possivelmente prejudicariam a economia do país. Bush também questionou o fato de não haver metas para os países em desenvolvimento.

Que países assinaram o protocolo de Kyoto?

  • O Protocolo de Kyoto foi assinado por mais de 175 países. Guatemala, Bolívia, Honduras, Uruguai, Barbados, Noruega, Alemanha, França, Brasil, Itália, Portugal, entre outros, assinaram e ratificaram o acordo. O Cazaquistão assinou, porém não ratificou. Há também países — como Afeganistão, Chade, Iraque, São Tomé e Príncipe, Sérvia, ...

Postagens relacionadas: