Qual o objetivo do método TEACCH?
Índice
- Qual o objetivo do método TEACCH?
- Qual a diferença entre os métodos ABA é TEACCH?
- Quais as bases Epistemologicas do TEACCH?
- O que é treino do trabalho independente e para que serve?
- Como trabalhar o método TEACCH?
- Quem foi o criador do método TEACCH?
- O que é método Titi?
- O que é PEC's?
- Como prestar o melhor atendimento e melhorar a comunicação com alunos com transtorno do espectro autista?
- Quais são as principais bases do TEACCH®?
- Quais são os pontos de apoio do TEACCH?
- Quais os princípios do modelo TEACCH?

Qual o objetivo do método TEACCH?
O modelo TEACCH é um programa educacional e clínico criado a partir de um projeto de pesquisa que observou atentamente os comportamentos de crianças autistas em diferentes situações. Ele possui o objetivo de apoiar o autista a chegar à idade adulta com o máximo de autonomia possível.
Qual a diferença entre os métodos ABA é TEACCH?
Este método tem uma base de comportamento mental, mas ABA X TEACCH não se contrapõem e sim se completam. Utilizando uma visão comportamental, o TEACCH nada mais é que um conjunto de contingentes para obter uma resposta. ... Assim ABA X TEACCH nos dá uma ideia de como fazer e trabalhar através atividades visuais e motoras.
Quais as bases Epistemologicas do TEACCH?
Suas bases teóricas são a Teoria Behaviorista e a Psicolinguística. ... Assim, a teoria comportamental e a psicolinguística – bases epistemológicas do TEACCH – convergem para uma prática funcional e pragmática. Além disso, o entendimento da condição neurobiológica da Síndrome é fundamental neste modelo.
O que é treino do trabalho independente e para que serve?
- independente: o aluno realiza atividades que já domina, ou seja, faz sozinho. Programação visual ao estudante indica quais as tarefas serão realizadas durante o período na escola, indicando o que vem antes e o que vem depois, segundo a ordem de cima para baixo ou da esquerda para a direita.
Como trabalhar o método TEACCH?
O método TEACCH utiliza uma avaliação denominada PEP-R (Perfil Psicoeducacional Revisado) para avaliar a criança e determinar seus pontos fortes e de maior interesse, e suas dificuldades, e, a partir desses pontos, montar um programa individualizado.
Quem foi o criador do método TEACCH?
Eric Schopler Em meados da década de 60,o grupo contou com mais um membro da mesma universidade, Eric Schopler,que foi posteriormente fundador do TEACCH.
O que é método Titi?
O método TEACCH utiliza uma avaliação denominada PEP-R (Perfil Psicoeducacional Revisado) para avaliar a criança e determinar seus pontos fortes e de maior interesse, e suas dificuldades, e, a partir desses pontos, montar um programa individualizado.
O que é PEC's?
O Picture Exchange Communication System (PECS) é um sistema de comunicação frequentemente utilizado em indivíduos com autismo e/ou pouca fala funcional.
Como prestar o melhor atendimento e melhorar a comunicação com alunos com transtorno do espectro autista?
Criar uma relação de confiança com a criança, estimular os seus pontos fortes, manter contato direto e buscar o apoio da instituição e dos pais são alguns dos pontos importantes no momento de desenvolver uma cultura acolhedora para os alunos autistas.
Quais são as principais bases do TEACCH®?
- Confira: 1.Quais são as principais bases do TEACCH®? Basicamente, esse modelo tem como princípios que o ambiente organizado, o ensino estruturado e a previsibilidade (o que fazer, onde fazer, como fazer, o que fazer em seguida) favorecem o desenvolvimento e a aprendizagem de pessoas com autismo.
Quais são os pontos de apoio do TEACCH?
- Segundo Lewin e Leon (1995), os pontos de apoio do TEACCH seriam: uma estrutura física bem delimitada, com cada espaço para a função; atividades com sequências e que as crianças saibam o que se exige delas, uso direto de apoio visual. Conforme for reavaliando-se cada criança consegue-se ir mudando suas rotinas para que ela vá se desenvolvendo.
Quais os princípios do modelo TEACCH?
- Tem como princípios que o ambiente organizado, o ensino estruturado e a previsibilidade contribuem para melhorar o desenvolvimento e a aprendizagem de pessoas com autismo. O modelo TEACCH dá a estrutura e a organização necessária para que a pessoa autista compreenda o seu ambiente e tenha autonomia em casa, no trabalho e na escola.