Qual é o objetivo da terapia cognitiva comportamental?
Índice
- Qual é o objetivo da terapia cognitiva comportamental?
- Qual o valor da terapia cognitiva comportamental?
- Quanto tempo em média dura um tratamento com psicólogo?
- Como a terapia cognitiva não funciona?
- Como funciona a terapia comportamental?
- Qual a abordagem cognitivo-comportamental?
- Qual a forma de terapia mais recomendada?

Qual é o objetivo da terapia cognitiva comportamental?
O objetivo da TCC é compreender a influência de nossa interpretação. O objetivo da terapia cognitiva comportamental é nos mostrar que o que tem influência sobre nós não são diretamente os acontecimentos e situações diárias, mas sim a forma que interpretamos cada uma dessas situações.
Qual o valor da terapia cognitiva comportamental?
O objetivo da Terapia Cognitivo Comportamental é nos mostrar que o que tem influência sobre nós não são diretamente os acontecimentos e situações diárias, mas sim a forma que interpretamos cada uma dessas situações.
Quanto tempo em média dura um tratamento com psicólogo?
No geral, é indicado de 4 a 6 meses de terapia, mas como já mencionado, depende muito da situação. Normalmente, as sessões acontecem semanalmente ou quinzenalmente. O ideal é não espaçá-las muito para não perder o ritmo do tratamento.
Como a terapia cognitiva não funciona?
- A terapia cognitiva não é pensamento positivo do género “vai correr tudo bem” pois além de isto não funcionar, pode não ser realista. A terapia considera o bom e o mau, as hipóteses piores, melhores e as mais prováveis. Uma boa parte da terapia é o cliente descobrir muitas outras facetas da realidade que até aí desconhecia.
Como funciona a terapia comportamental?
- A terapia comportamental debruça-se sobre distorções cognitivas atuais, sem descartar situações do passado, ajudando a pessoa a modificar o comportamento, crenças e distorções relativamente à situação que está criando sofrimento e a reação emocional que tem naquela circunstância, mediante a aprendizagem de uma nova maneira de reagir.
Qual a abordagem cognitivo-comportamental?
- A abordagem cognitivo-comportamental acredita que as crenças e pensamentos disfuncionais são a base das dificuldades e transtornos do paciente. Logo, as intervenções que o psicólogo utiliza permitem superar esses problemas por meio da reestruturação da cognição e do comportamento.
Qual a forma de terapia mais recomendada?
- Aliás, é a forma de terapia mais recomendada pelas mais importantes associações e entidades ligadas à Psicologia, como a Associação Americana de Psicologia e de Psiquiatria e a Associação Britânica de Psicologia.