Qual a diferença entre NFe e Nfs-e?
Índice
- Qual a diferença entre NFe e Nfs-e?
- Para que serve a nota fiscal de serviço?
- Qual a diferença entre nota fiscal Municipal e Estadual?
- Quais a diferença entre Nfs-e E a NF-E quais foram os benefícios para o governo?
- O que é nota fiscal de serviços Eletrônica Nfs-e?
- Qual a diferença entre a NF e a NFS-e?
- Quem é o responsável pela emissão da NFS?
- Como começou o projeto NFS-e?
- Como começar a emitir o NFS-e?

Qual a diferença entre NFe e Nfs-e?
Há algumas diferenças entre NFe e NFSe, mas, ambas notas são documentos emitidos eletronicamente. E suas funcionalidades são distintas, pois a NFe é emitida em função de registrar vendas de produtos, já a NFSe é emitida em função de registrar a prestação de serviços feita a algum cliente.
Para que serve a nota fiscal de serviço?
A Nota Fiscal de Serviços Eletrônica é a versão digital da nota fiscal emitida pelos prestadores de serviço. Ou seja, é o documento usado para substituir a nota fiscal em papel no momento de formalizar a prestação de serviços. O principal objetivo da NFS-e é simplificar os processos.
Qual a diferença entre nota fiscal Municipal e Estadual?
A diferença da NF-e para a NFS-e é que, no primeiro caso, incidem os tributos estaduais e federais. Já no segundo caso entra também a cobrança de ISS (Imposto Sobre Serviços) que é de responsabilidade do município.
Quais a diferença entre Nfs-e E a NF-E quais foram os benefícios para o governo?
A NF-e é gerada pelo sistema do contribuinte, assinada digitalmente, transmitida pela Sefaz e precisa do certificado digital para sua transmissão. Enquanto a NFS-e é emitida, na maioria das vezes, sem a necessidade dele e de maneira simplificada pelo portal municipal de emissão de nota fiscal de serviço.
O que é nota fiscal de serviços Eletrônica Nfs-e?
A Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) é um documento de existência digital, gerado e armazenado eletronicamente em Ambiente Nacional pela RFB, pela prefeitura ou por outra entidade conveniada, para documentar as operações de prestação de serviços.
Qual a diferença entre a NF e a NFS-e?
- A primeira coisa que você precisa saber é a diferença de suas funcionalidades: a NF-e tem a função de registrar a venda de produtos, enquanto a NFS-e tem a função de registrar a prestação de serviços. Por exemplo: em uma oficina mecânica, quando são vendidas as peças, acessórios e pneus para automóveis deve ser emitida uma NF-e.
Quem é o responsável pela emissão da NFS?
- Quem é o responsável pela emissão da NFS-e? Todo prestador de serviço que seja contribuinte do Imposto sobre Serviços (ISS) é obrigado a emitir esse documento, de acordo com as diretrizes da prefeitura em que a empresa está sediada.
Como começou o projeto NFS-e?
- O Projeto NFS-e começou em 2007, desenvolvido pela Receita Federal em parceria com a Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (Abrasf), com o objetivo de agilizar a emissão de nota fiscal de serviços e facilitar a fiscalização no país.
Como começar a emitir o NFS-e?
- Para começar a emitir NFS-e, você precisa de uma autorização da prefeitura (cadastro fiscal) e um certificado digital, que veremos em detalhes mais adiante. Depois de receber a autorização, basta acessar o sistema com seu certificado ou senha web fornecida pelo município e preencher a nota fiscal de serviços eletrônica online.