O que é protetização imediata?
Índice
- O que é protetização imediata?
- Quais são as vantagens das amputações em nível Transtibial?
- O que é amputado Transtibial?
- O que é protetização?
- O que é Coto funcional?
- Quando iniciar a dessensibilização do coto?
- Qual o formato ideal do coto?
- Qual a diferença de Mioplastia e Miodese?
- O que é a dessensibilização do coto?
- Quais são os critérios para protetização o paciente?
- Quais são os restos da espícula óssea?
- Como ocorre a remodelação óssea?
- Qual a importância da reabsorção óssea?
- Como ocorre a remodelação do calo ósseo?

O que é protetização imediata?
Protetização imediata e preliminar Em alguns casos, uma prótese inicial pode ser adaptada logo após a amputação. Com uma prótese imediata como essa, logo é possível apoiar parcialmente o peso no membro residual e iniciar o treinamento de marcha.
Quais são as vantagens das amputações em nível Transtibial?
Este nível de amputação preserva um bom braço de alavanca, permite descarga de peso terminal e apresenta espaço suficiente entre final do coto e solo permitindo protetização com pés mecânicos funcionais(19).
O que é amputado Transtibial?
Amputação Transtibial, significa perda parcial do segmento corporal situado entre a articulação do joelho e tornozelo, seccionando a perna em plano transversal (horizontal), comprometendo as estruturas ósseas (tíbia e fíbula), e tecidos moles (músculos, tendões, vasos, nervos).
O que é protetização?
A aplicação de procedimentos fisioterapêuticos interfere diretamente no resultado final da reabilitação. Dentro do tratamento fisioterapêutico destaca-se a fase pré-protetização, pois prepara o paciente e seu membro residual para estar apto a receber a prótese.
O que é Coto funcional?
RESP.: COTO é o que restou do membro que foi amputado. O coto pode ser curto, médio ou longo. PRÓTESE é um aparelho Ortopédico, o “membro artificial” que será adaptado sobre o coto; vai substituir o membro natural ou parte dele que foi amputado.
Quando iniciar a dessensibilização do coto?
Durante as primeiras semanas pós-amputação você deve iniciar o que são chamados exercícios de dessensibilização do coto. Estes exercícios previnem e ajudam a definir e suportar diferentes sensações, auxiliando no controle da dor e sensações fantasmas.
Qual o formato ideal do coto?
De um modo geral, o coto deve ser cônico, como no caso das amputações realizadas na diáfise dos ossos longos dos membros, com extremidade distal mais estreita que a proximal.
Qual a diferença de Mioplastia e Miodese?
7- Qual a diferença entre miodese e mioplastia. Miodese: reinserção dos músculos e tendões. ... Outras causas de dor no coto são desencadeadas por fatores mecânicos, como espículas ósseas, retrações cicatriciais da pele, mau encaixe com a prótese, ou sobrecarga de estruturas como músculos, tendões e ligamentos.
O que é a dessensibilização do coto?
A dessensibilização do coto, são estímulos sensitivos que começam com estímulos da superfícies do coto com estruturas finas e ásperas e de diferentes temperaturas que irão levar a saturação ou adaptação dos receptores das vias aferentes sensitivas, nociceptores responsáveis pela sensação da dor fantasma, visando uma ...
Quais são os critérios para protetização o paciente?
CRITÉRIOS PARA PROTETIZAÇÃO: *Avaliação médica e fisioterápica; *Apresentar força muscular para sustentar o peso do próprio corpo; *Ter o coto em forma de cone ou afilado; *Ficar de pé por no mínimo 5 minutos; *Ausência de dor.
Quais são os restos da espícula óssea?
- Essa "pontinha" chama-se espícula óssea e nada mais é do que restos da cirurgia que o organismo se encarrega de expurgar do organismo. Como acontece? Durante a extração do dente temos que fazer algumas manobras a fim de criarmos espaço suficiente para removê-lo.
Como ocorre a remodelação óssea?
- Remodelação óssea Depois que o osso atinge seu tamanho e forma adultos, o tecido ósseo antigo é constantemente destruído e um novo tecido é formado em seu lugar, em um processo conhecido como remodelação. A remodelação ocorre em diferentes velocidades nas várias partes do corpo.
Qual a importância da reabsorção óssea?
- Importância da reabsorção óssea Mesmo sendo responsável pela fragilização do esqueleto, a reabsorção não é uma vilã. Esta etapa da remodelação óssea é fundamental para a remoção de áreas de “osso envelhecido”, sendo utilizada pelo organismo na reparação de microfraturas e manutenção estrutural dos ossos.
Como ocorre a remodelação do calo ósseo?
- Com o passar do tempo, ocorre uma remodelação do calo ósseo e, aos poucos, a estrutura óssea é refeita com a participação de osteoclastos e osteoblastos, até que a fratura esteja consolidada.