Qual a tributação de revenda de veículos usados?
Índice
- Qual a tributação de revenda de veículos usados?
- Como contabilizar revenda de veículos usados?
- Como tributar venda de veículos usados no Simples Nacional?
- Como calcular PIS e Cofins sobre venda de veículos usados?
- Qual a garantia de um veículo usado particular?
- Como funciona o ICMS para carros usados?
- Como abrir uma loja de carros seminovos?
- Qual o Imposto de carro usado?
- Qual o regime tributário para revenda de veículos usados?
- Qual é o processo de tributação de um veículo usado?
- Como é a revenda de veículos usados?
- Qual a tributação para revenda de produtos usados?

Qual a tributação de revenda de veículos usados?
Com a mudança, a alíquota de ICMS para usados aumentou de 1,8% para 5,5% sobre o valor de venda. Já no caso de carros zero-quilômetro, o imposto foi de 12% para 13,3%.
Como contabilizar revenda de veículos usados?
Deverá ser computada como receita a diferença entre o custo de aquisição, constante na nota fiscal de entrada, correspondente ao preço ajustado entre as partes e o valor de alienação desse bem constante na nota fiscal de saída (Instrução Normativa RFB nº ).
Como tributar venda de veículos usados no Simples Nacional?
5º da Lei nº 9.716/98 para empresas que comercializam veículos e são optantes pelos Simples Nacional. Estas empresas deverão recolher o Simples Nacional, pelo Anexo I (comércio), sobre a receita bruta e não sobre a eventual margem de lucro.
Como calcular PIS e Cofins sobre venda de veículos usados?
A COFINS incidente sobre as vendas de carros usados será tributada à alíquota de 3,0% sobre o diferencial entre receita e custo (SOLUÇÃO DE CONSULTA Nº. 530 de 22 de Novembro de 2007).
Qual a garantia de um veículo usado particular?
Sim, carro usado, independente do estado, tem garantia de no mínimo 3 meses. Isso porque um automóvel é um bem durável e a lei resguarda o consumidor nesses casos. Ressaltando novamente: essa garantia é válida na compra em lojas.
Como funciona o ICMS para carros usados?
Desde 1º de abril, a alíquota do ICMS de carros usados (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) em São Paulo é de 3,91%. Esta foi a terceira alteração do tributo no ano, que em janeiro havia passado de 1,8% de para 5,53% do valor de venda.
Como abrir uma loja de carros seminovos?
Como abrir a sua loja de carros usados?
- Como começar? ...
- Legalize sua loja de carros usados. ...
- Escolha com cuidado a localização. ...
- Investimento, escolha dos fornecedores e fechamento de parcerias para conseguir os carros. ...
- Invista em uma equipe de qualidade e honesta. ...
- Divulgação de sua loja de carros usados.
Qual o Imposto de carro usado?
A alteração de fato, foi a diminuição da alíquota para carros usados. Em 15 de janeiro, ela foi de e 1,8% para 5,53%, e a partir de 1° de abril, ela diminuirá para 3,9%. De qualquer forma, o acréscimo em comparação à tributação anterior será de 116%.
Qual o regime tributário para revenda de veículos usados?
- Para começar a entender o funcionamento do processo tributário para a revenda de veículos usados, é preciso compreender os regimes de tributação possíveis. Uma empresa de revenda pode se enquadrar em qualquer regime tributário previstas na legislação do Imposto de Renda.
Qual é o processo de tributação de um veículo usado?
- Ou seja, a concessionária de usados compra o automóvel e depois realiza a revenda do veículo. Para o processo de tributação de uma empresa de revenda de veículos usados segue-se o que diz o art 5º da Lei 9716/98.
Como é a revenda de veículos usados?
- A revenda de veículos usados é caracterizada pela intermediação de negócios entre quem deseja vender carros usados e quem deseja comprar. Ou seja, a concessionária de usados compra o automóvel e depois realiza a revenda do veículo.
Qual a tributação para revenda de produtos usados?
- Qual a tributação para revenda por pessoa juridica, de produtos usados? Estes produtos não foram remanufaturados ou modificados de qualquer forma, foram comprados usados e serão re-vendidos.. A mesma usada para a tributação do produto novo, devidamente avaliados pelo valor de mercado.