adplus-dvertising

Como é feita a videoarte?

Índice

Como é feita a videoarte?

Como é feita a videoarte?

As cenas, os sons e as cores que os vídeos produzem, menos do que confinados ao monitor, expandem-se sobre e ao redor das paredes da galeria, conferindo ao espaço um sentido de atividade: o olho do espectador mira a tela e além dela, as paredes, relacionando as imagens que o envolvem.

Como a videoarte surge no Brasil?

Foi no final da década de 1960 que os primeiros modelos portáteis de vídeo tape começaram a surgir no Brasil e que provavelmente o primeiro brasileiro a mostrar publicamente suas obras de videoarte foi Antonio Dias, porém, para os críticos, o vídeo surge oficialmente no Brasil no ano em 1974, quando uma leva de ...

Como se chama o artista que produz videoarte?

Alguns dos principais representantes deste tipo de arte são: Nam June Paik, Wolf Vostell, Joseph Beuys e Bill Viola.

Qual a origem da videoarte?

Surgiu na década de sessenta, como meio artístico, num contexto no qual os artistas procuravam uma arte contrária à comercial. ... Seu início foi marcado pelo alto preço dos equipamentos o que limitou essa linguagem a artistas de países desenvolvidos, onde o acesso à tecnologia era menos custoso.

Qual as ferramentas para se criar uma videoarte?

7 ferramentas para criar vídeos que vão facilitar sua vida

  • Soapbox.
  • Sony Vegas.
  • Collaaj (Windows e Mac)
  • Kap.
  • Adobe Spark.
  • Screencast-o-Matic.
  • Screenr.

Quais os tipos de videoarte?

Vamos falar dos dois tipos de videoarte: single-channel e installation. O single-channel se aproxima mais da ideia de televisão que nós temos, de um único vídeo sendo exibido, uma única imagem, através de monitores ou telões.

Quando a videoarte chegou no Brasil?

No Brasil, essas novas práticas surgiram a partir de meados da década de 1960 e chegaram ao seu auge, se assim podemos dizer, no início da década de 1970. ... No caso da videoarte, ele foi o contato do ICA nos Estados Unidos para a organização da participação brasileira.

O que fez a videoarte se tornar mais popular no Brasil e no mundo?

A popularização das videoartes no mundo se deu com o aperfeiçoamento dos equipamentos de captação e reprodução menores e com cada vez mais qualidade, o uso da realidade virtual e do vídeo 360º aliados ao poder da internet, ou seja, os equipamentos mais modernos e populares, fizeram crescer em número em qualidade ...

Qual o nome dado ao artista que utiliza a linguagem do vídeo em suas obras?

Luiz Roque (Rio Grande do Sul – Brasil, 1979) “O artista utiliza diferentes técnicas em sua obra videográfica, misturando métodos analógicos e digitais.

Quais são os tipos de videoarte?

Vamos falar dos dois tipos de videoarte: single-channel e installation. O single-channel se aproxima mais da ideia de televisão que nós temos, de um único vídeo sendo exibido, uma única imagem, através de monitores ou telões.

Quais foram as experiências com a videoarte em São Paulo?

  • Em São Paulo, as experiências com a videoarte aparecem, em 1976 no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo - MAC/USP, sob direção de Walter Zanini. Nesse contexto, destacam-se Regina Silveira (1939), Julio Plaza (19), Carmela Gross (1946), Marcello Nitsche (1942), entre outros.

Qual é a expressão artística do vídeo?

  • É uma forma de expressão artística, na qual o vídeo é o elemento principal. Supõe uma nova linguagem, uma nova inter-relação entre imagem e espectador, em que a primeira sai da tela para interagir com o resto do meio, integrando as imagens junto aos demais elementos que a formam.

Como a videoarte se relaciona com a natureza e a cultura?

  • Como arte conceitual e como obra-meio de comunicação, a videoarte estaria se envolvendo com o acaso de seu próprio conteúdo de leitura, e praticando o aspecto casuístico da natureza e da cultura, trazendo ao foco do observador apenas a essência estrutural de uma ideia.

Por que a arte só se completa com o espectador?

  • Ali se constatou uma nova linguagem que a arte poderia ter e introduziu-se a questão de que a obra só se completa com a presença do espectador, e que ela ocorre a todo o momento.

Postagens relacionadas: