O que são alimentos probióticos e prebióticos?
O que são alimentos probióticos e prebióticos?
“Em palavras mais simples, os probióticos são as bactérias benéficas do nosso organismo e os prebióticos são as fibras utilizadas por essas bactérias”, explica Thais Manfrinato Miola, supervisora de Nutrição do A.C.Camargo Cancer Center.
O que são os alimentos probióticos?
Probióticos são alimentos (ou produtos) que contêm micro-organismos vivos que proporcionam benefícios para a saúde e são essenciais para o equilíbrio da microbiota ou flora intestinal.
Quais são os alimentos prebióticos?
- Alimentos prebióticos. Os prebióticos contêm fibras que não são digeridas no estômago, por isso chegam intactas ao intestino. É muito importante incluir esses alimentos no nosso prato pois irão estimular apenas a proliferação das bactérias benéficas. Exemplo de alimentos prebióticos: dente-de-leão, raiz de chicória, banana, maçã, alho, cebola, ...
Quais são os probióticos?
- Os probióticos são microrganismos vivos capazes de melhorar o equilíbrio microbiano intestinal produzindo efeitos benéficos à saúde do indivíduo. Existem no mercado saches e cápsulas de vários tipos de probióticos e prebióticos.
Qual a diferença entre prebióticos e prebioticos?
- De acordo com a International Scientific Association for Probiotics and Prebiotics, os prebióticos podem melhorar a absorção de cálcio e também otimizam o processamento dos carboidratos. É preciso ter cuidado com o uso de probióticos e prebióticos, principalmente se não houver um nutricionista te orientando.
Quando devem ser ingeridos os probióticos?
- Idealmente os probióticos devem ser ingeridos antes ou logo após uma refeição, para que os alimentos ajudem as bactérias a sobreviver ao ácido gástrico e a chegar até ao intestino, onde podem se multiplicar mais facilmente.