Como é o recolhimento de FGTS?
Índice
Como é o recolhimento de FGTS?
Os depósitos do FGTS devem ser efetuados mensalmente até o dia 7 (sete) do mês subsequente ao de sua competência. Quando o dia 7 não for dia útil, o recolhimento deverá ser antecipado. Os depósitos são feitos pelo empregador ou o tomador de serviços. O FGTS não é descontado do salário, é obrigação do empregador.
Como fazer a Guia de Recolhimento do FGTS?
I- Acessar o site https://conectividade.caixa.gov.br/, selecionar a opção Regularidade FGTS, clicar em Parcelamentos Pré-formalizados, selecionar o parcelamento, clicar em Consultar parcelas e Gerar guia; II- Proceder a emissão da guia para recolhimento da parcela 1/6 (GRDE – Guia de Recolhimento de Débitos do FGTS).
Quanto se paga de FGTS?
Qual o valor do depósito? O valor será o correspondente a 8% (oito por cento) do salário bruto pago ao trabalhador. Para os contratos de trabalho firmados nos termos da lei nº 11.180/05 (Contrato de Aprendizagem), o percentual é reduzido para 2%.
Como gerar a guia do FGTS no sefip?
Para imprimir a GRF (Guia de Recolhimento do FGTS) através do sistema SEFIP, proceda da seguinte forma:
- Acesse o sistema SEFIP, clique no menu Relatórios e selecione o item GRF | Arquivo Selo;
- No campo Examinar, da tela 'GRF - Arquivo Selo', abra a pasta Selo, localize o arquivo.
Como acessar as informações sobre o FGTS?
- Já os arquivos com informações geradas através do SEFIP são transmitidos de forma obrigatória ao canal eletrônico da Caixa chamado de “ Conectividade Social “. Dessa forma, qualquer pessoa física, jurídica ou contribuinte que queira acessar informações sobre o FGTS pode ter acesso as informações.
Quem é o responsável pelo FGTS?
- Na função de responsável pelo fundo, o empregador não deve se esquecer ou mesmo negligenciar o pagamento do FGTS de seus colaboradores. Mas caso isso aconteça por algum motivo, é possível pagar o FGTS em atraso através do próprio canal de recolhimento utilizado pela empresa.
Qual o valor do FGTS para o trabalhador?
- Como regra geral, o governo determina que esse recolhimento não seja descontado do trabalhador. Já o valor mensal que é recolhido para o FGTS pode variar dependendo da classe trabalhista. Por exemplo, para os trabalhadores urbanos e rurais, o percentual é de 8% sobre o salário líquido do colaborador.
Qual o prazo para a retificação de dados do FGTS?
- - Por 30 anos, a Retificação/Protocolo de Dados do FGTS e o Comprovante/Protocolo de Solicitação de Exclusão, conforme previsto em Circular Caixa, que estabelece procedimentos pertinentes à retificação de informações, transferência de contas FGTS e à devolução de valores recolhidos ao FGTS.