Como funciona o Brainspotting?
Como funciona o Brainspotting?
Como é aplicado o Brainspotting? O terapeuta pede que o paciente acompanhe com o olhar a movimentação de uma ponteira para que seja localizado o Brainspot (ponto no cérebro). A localização ocorre por meio da percepção interna do paciente e da observação dos reflexos corporais pelo terapeuta.
O que é brainspotting na psicologia?
O brainspotting permite a localização, o enfoque e o processamento de experiências que estão, muitas vezes, fora do alcance da cognição e capacidade linguística do paciente. Isso acontece pela ativação corporal do paciente, fazendo com que ele sinta e perceba no próprio corpo suas angústias e preocupações.
Como funciona a técnica EMDR?
Na terapia EMDR, o terapeuta aplica os estímulos bilaterais, conduz o cliente ajudando-o a lembrar de uma experiência traumática, guiando-o para que seu cérebro reprocesse o trauma e o deixe no passado.
Qual a diferença entre EMDR e Brainspotting?
Enquanto o BSP trabalha com o olhar em um ponto fixo, o EMDR trabalha com movimentos oculares no sentido direita-esquerda. “É como se os estímulos bilateralizados estivessem estimulando o cérebro a acender outras áreas enquanto você está pensando naquela questão”, explica o especialista Daniel Gabarra.
O que é estimulação bilateral?
A estimulação bilateral pode ser por meio dos movimentos oculares, sons e toques alternados. A técnica estimula a dessensibilização daquilo que incomoda, colocando o paciente em um estado mais saudável no qual razão, emoção e ação estão mais alinhadas.
Quanto tempo dura uma sessão de EMDR?
Uma consulta de EMDR pode durar de 50 minutos a 2 horas, e o tratamento deve respeitar o protocolo idealizado pela sua criadora, que é composto de oito fases.