O que é o frêmito toraco vocal?
O que é o frêmito toraco vocal?
Denomina-se frêmito torácico uma sensação vibratória que se percebe ao palpar a superfície do tórax de um indivíduo. Quando a vibração é produzida no momento em que ele fala, chama-se frêmito toracovocal ou no momento em que ele respira (frêmito pleural e frêmito brônquico).
Para que serve frêmito Toracovocal?
Esta técnica é muito útil na identificação dos processos localizados nas bases e que reduzem a mobilidade da região. Frêmito toracovocal (FTV), corresponde às vibrações das cordas vocais transmitidas à parede torácica. Estas vibrações são mais perceptíveis nos indivíduos cuja voz é de tonalidade grave.
Como ver o frêmito Toracovocal?
AVALIAÇÃO DO FRÊMITO TÓRACO-VOCAL (FTV) O examinador deve se colocar atrás do paciente. Iniciar o exame pelo alto e ir deslocando a mão em direção às bases, em cada uma das faces torácicas.
Como palpar frêmito?
Também são melhores palpados com a região palmar das articulações metacarpofalangianas. A sensação de se sentir um frêmito pode ser descrita como “apalpar o dorso de um gato ronronando”. Assim como os sopros cardíacos, os frêmitos também podem sofrer acentuação com determinadas manobras e posições específicas.
Quais são as vibrações da parede torácica?
- Essas vibrações são percebidas, à palpação da parede torácica, como o frêmito brônquico, podendo modificar-se com a tosse. No caso de processos inflamatórios pleurais, as vibrações produzidas, durante os movimentos respiratórios, pelo atrito entre as pleuras parietal e visceral, são transmitidas à parede torácica.
Como examinar a parede torácica?
- Conceitos: A parede torácica inclui a pele, o tecido subcutâneo, os músculos, as cartilagens e os ossos. Procedimento: Antes e após examinar um paciente lave as mãos. O examinador deve se colocar atrás do paciente.
Qual a sensibilidade da parede torácica?
- A sensibilidade superficial e profunda, a dor provocada e espontânea ou qualquer outra manifestação dolorosa relatada pelo paciente devem ser avaliadas pela palpação. Processos inflamatórios pleuropulmonares determinam uma zona de maior sensibilidade na parede torácica correspondente.