O que é CPC Comitê de Pronunciamentos Contábeis?
O que é CPC Comitê de Pronunciamentos Contábeis?
Criado pela Resolução CFC nº 1.055/05, o CPC tem como objetivo "o estudo, o preparo e a emissão de documentos técnicos sobre procedimentos de Contabilidade e a divulgação de informações dessa natureza, para permitir a emissão de normas pela entidade reguladora brasileira, visando à centralização e uniformização do seu ...
Quais as atribuições do Comitê de Pronunciamentos Contábeis?
Art. 13 De acordo com a Resolução CFC nº. 1.055/05, é atribuição do CPC estudar, pesquisar, discutir, elaborar e deliberar sobre o conteúdo e a redação de Pronunciamentos Técnicos, podendo, inclusive, emitir Interpretações , Orientações, Comunicados e Boletins.
Quem é o Comitê de pronunciamentos contábeis?
- O Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), considerando o seu objetivo de promover e manter a plena convergência das práticas contábeis adotadas no Brasil às Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS) emitidas pelo IASB, decidiu desde 2008, adotar a Estrutura Conceitual para Relatório Financeiro emitida pelo Iasb no ...
Qual a importância do CPC para a contabilidade?
- Claro que somos a favor da abertura da economia e da criação de facilidades nos trâmites legais, mas para este texto nosso foco foi enfatizar a importância do Comitê de Pronunciamentos Contábeis para colocar o Brasil no cenário da contabilidade internacional. O CPC surgiu após análises dos preceitos e normas contábeis.
Quais entidades compõem o CPC?
- As sete entidades compõem o CPC, mas outras poderão vir a ser convidadas futuramente; Os membros do CPC, dois por entidade, na maioria Contadores, não auferem remuneração. Além dos 14 membros atuais, serão sempre convidados a participar representantes dos seguintes órgãos:
Quem é representado no CPC?
- O CFC é representado no CPC pelo Vice-presidente Técnico, Idésio da Silva Coelho Júnior, que exerce também o cargo de Coordenador de Operações e por Verônica Souto Maior como membro do CPC.