adplus-dvertising

O que é DARF da Receita Federal?

Índice

O que é DARF da Receita Federal?

O que é DARF da Receita Federal?

Finanças, Impostos e Gestão Pública Emita o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) para pagar tributos federais (impostos, taxas e contribuições). De acordo com o sistema utilizado para emitir o DARF, o documento pode ter código barras ou não.

Como emitir DARF da Receita Federal?

Finanças, Impostos e Gestão Pública

  1. Acesse o portal REGULARIZE e clique na opção "Emitir Guia de Pagamento" > "Emitir Darf/DAS parcial ou integral".
  2. Informe o CPF ou CNPJ do contribuinte devedor e o número da inscrição.
  3. Clique em "Emitir Darf integral" ou "Emitir Darf parcial".

Como é realizado o pagamento de imposto de renda por meio de DARF?

  • Esse pagamento é realizado por meio de um DARF. Atenção: é importante saber que nem todos os investimentos exigem o pagamento de Imposto de Renda por meio de DARF. No caso das aplicações de renda fixa, por exemplo, o tributo é recolhido na fonte.

Como fazer o pagamento do DARF no banco?

  • Também é possível realizar o pagamento do imposto no banco, sem a necessidade de entrar no site da Receita para emitir uma guia. É preciso gerar o documento pelo programa Sicalcweb — uma opção simplificada do Sicalc. Ao fazer isso, basta buscar a opção de pagamento do DARF no internet banking da instituição financeira em que você tem conta.

Como fazer o preenchimento de DARFs?

  • O preenchimento do documento, em duas vias, deve ser feito de forma eletrônica, mecânica ou manual. A Receita Federal tem um sistema próprio para emissão online de DARFs: o Sicalc. Por meio dele, é possível calcular o valor da DARF Simples, como todos os impostos e taxas que ela inclui, bem como imprimir o documento para pagamento.

Como calcular o valor da DARF Simples?

  • Por meio dele, é possível calcular o valor da DARF Simples, como todos os impostos e taxas que ela inclui, bem como imprimir o documento para pagamento. O Sicalc serve justamente para auxiliar o contribuinte a calcular o valor da cobrança, incluindo os acréscimos legais por atraso.

Postagens relacionadas: