O que diz o CPC 25?
O que diz o CPC 25?
COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 25 Provisões, Passivos Contingentes e Ativos Contingentes Correlação às Normas Internacionais de Contabilidade – IAS 37.
Qual o CPC que trata das contingências ativa e passivas?
O CPC 25 tem como objetivo definir critérios de reconhecimento e bases de mensuração aplicáveis a provisões, contingências passivas e contingências ativas, bem como definir regras para que sejam divulgadas informações suficientes nas notas explicativas às demonstrações contábeis, para permitir que os usuários entendam ...
Quais são os conceitos das normas CPC 25?
- No presente artigo foram delineados os aspectos básicos das normas CPC 25/IAS 37, dentre eles, os conceitos de provisão e passivo contingente. Ressalta-se, também, que o CPC 25 apresenta alguns conceitos aplicáveis em outros temas contábeis, como: obrigações legais, obrigações não formalizadas, eventos que criam obrigações, dentre outros.
Quais são os conceitos técnicos do CPC 25?
- O CPC 25 apresenta alguns conceitos técnicos um pouco mais complexos – embora não muito explorados usualmente na maioria dos artigos contábeis. Entretanto, considerando a importância do tema quanto à adequação as normas contábeis internacionais, passaremos a discorrer acerca das principais dúvidas sobre eles.
Qual o objetivo do CPC?
- Criado pela Resolução CFC nº 1.055/05, o CPC tem como objetivo "o estudo, o preparo e a emissão de documentos técnicos sobre procedimentos de Contabilidade e a divulgação de informações dessa natureza, para permitir a emissão de normas pela entidade reguladora brasileira, visando à centralização e uniformização do seu processo de produção, ...
Quais entidades compõem o CPC?
- As sete entidades compõem o CPC, mas outras poderão vir a ser convidadas futuramente; Os membros do CPC, dois por entidade, na maioria Contadores, não auferem remuneração. Além dos 14 membros atuais, serão sempre convidados a participar representantes dos seguintes órgãos: