Para que serve a DQO?
Para que serve a DQO?
A Demanda Química de Oxigênio, identificada pela sigla DQO, é um parâmetro indispensável nos estudos de caracterização de esgotos sanitários e de efluentes industriais, ela avalia a quantidade de oxigênio dissolvido (OD) consumido em meio ácido que leva à degradação de matéria orgânica.
Como diminuir o DQO?
Os estudos do tratamento foram realizados via sorção com carvão ativado granulado (GAC) e pulverizado (PAC). A eficiência do tratamento foi avaliada em termos de redução de DQO. Os resultados mostraram que tanto o PAC quanto o GAC, apresentaram eficiência mediana na remoção de DQO, sendo de 40% e 38%, respectivamente.
Quais são as vantagens da DQO?
- Segundo (SPERLING, 1998) dentre as vantagens da DQO está o fato dela não ser afetada pela nitrificação, dando indicação apenas da oxidação da matéria orgânica carbonácea e não da nitrogenada, ainda cita-se também como vantagem o fato do processo não estar sujeito a tantas variáveis.
Qual a diferença entre o DBO e o DQO?
- O DBO e DQO correlacionam-se um com o outro em amostras virtuais, entretanto, o DBO é sempre menor que que o DQO, já que a decomposição bioquímica de compostos orgânicos não é tão completa quanto métodos químicos. Como medidores de matéria orgânica na amostra, o DBO e DQO são essenciais na determinação da quantidade de dejetos presentes na água.
Como funcionam os frascos de DQO?
- Estes frascos de DQO são pré-preparados e prontos para uso. Reagentes – Conformidade EPA: Estes frascos estão em conformidade com o método EPA 410.4 e Standard Methods 5220D. Estes reagentes utilizam uma formulação para este método, que contém sulfato de mercúrio, dicromato de potássio, e ácido sulfúrico.
Quais são os efeitos da DBO?
- Interferentes: Resíduos contendo supressores para atividade microbiológica pode inibir e limitar os resultados de DBO. Estes incluem antibióticos, cloro, produtos de sanitização e alguns sais. 4. Especificidade: A aplicação da DBO é específica para uma única amostra e não é linear.