O que é ser corpo de prova?
Índice
- O que é ser corpo de prova?
- O que é corpo de prova para que serve?
- O que é um corpo de prova e qual sua finalidade?
- Qual o objetivo de se realizar o ensaio de moldagem de corpos de prova de concreto?
- Quais são os corpos de provas?
- Por que o corpo de prova de concreto é importante?
- Quais são as etapas de análise dos corpos de prova?
- Quais são os procedimentos para a cura de corpos de provas?
O que é ser corpo de prova?
Amostra do concreto endurecido, especialmente preparada para testar propriedades como resistência à compressão, módulo de elasticidade, etc, através de uma prensa hidráulica.
O que é corpo de prova para que serve?
O corpo de prova concreto é importante para evitar que prejuízos e acidentes ocorram após o termino da obra. É aquele negócio, um material defeituoso só produz coisa defeituosa. É preferível que o concreto apresente falhas em seu teste de resistência do que já em obra, acredite, a dor de cabeça é muito menor!
O que é um corpo de prova e qual sua finalidade?
Concreto: corpos-de-prova Quando o concreto é recebido na obra, são coletadas amostras para realizar ensaios de resistência e verificar se o material está adequado para uso. Os corpos de prova são moldados segundo padrão e ordens específicas.
Qual o objetivo de se realizar o ensaio de moldagem de corpos de prova de concreto?
8.2.1 Os corpos de prova a serem ensaiados com a finalidade de verificar a qualidade e a uniformi- dade do concreto utilizado na obra ou para decidir sobre sua aceitação, de acordo com o estabelecido na ABNT NBR 12655, devem ser desmoldados após o período de cura inicial.
Quais são os corpos de provas?
- Primeiramente, a construtora precisará moldar seis corpos de prova por lote de caminhão entregue na obra. Os corpos de provas de 10×20 são para o teste de resistência contra compressão, já os de 14×30 são para testes de elasticidade.
Por que o corpo de prova de concreto é importante?
- O corpo de prova concreto é importante para evitar que prejuízos e acidentes ocorram após o termino da obra. É aquele negócio, um material defeituoso só produz coisa defeituosa. É preferível que o concreto apresente falhas em seu teste de resistência do que já em obra, acredite, a dor de cabeça é muito menor!
Quais são as etapas de análise dos corpos de prova?
- O número e as etapas de análise dos corpos de prova podem variar conforme as exigências de cada projeto.
Quais são os procedimentos para a cura de corpos de provas?
- São regidos pela ABNT NBR os procedimentos para para moldagem e cura de corpos de prova, retirada de moldes e também para colocação e transporte dos corpos de provas são todos descritos. De acordo com Hugo Alexandre, engenheiro da Sim Engenharia, a construtora deve moldar 6 corpos de prova por lote de caminhão entregue em obra.