O que o Creas deve oferecer?
Índice
- O que o Creas deve oferecer?
- O que é e para que serve o Creas?
- Quais são os serviços oferecidos pelo Creas?
- Qual o papel do profissional de Serviço social no Creas?
- Quem faz parte da equipe do CRAS?
- Qual a diferença entre CREAS e CREAS?
- Como o CRAS e o CREAS funcionam?
- Qual a capacidade de atendimento do CREAS?
- Qual a abrangência do CREAS?
O que o Creas deve oferecer?
As principais ações/atividades que constituem o trabalho social essencial ao servi- ço e que devem ser realizadas pelos profissionais do CREAS são: acolhida; escuta; estudo social; diagnóstico socioeconômico; monitoramento e avaliação do serviço; orientação e encaminhamentos para a rede de serviços locais; construção ...
O que é e para que serve o Creas?
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) é uma unidade pública da Assistência Social que atende pessoas que vivenciam situações de violações de direitos ou de violências.
Quais são os serviços oferecidos pelo Creas?
As principais ações/atividades que constituem o trabalho social essencial ao serviço e que devem ser realizadas pelos profissionais do CREAS são: Acolhida; escuta; estudo social; diagnóstico socioeconômico; monitoramento e avaliação do serviço; orientação e encaminhamentos para a rede de serviços locais; construção de ...
Qual o papel do profissional de Serviço social no Creas?
Além de orientar e encaminhar os cidadãos para os serviços da assistência social ou demais serviços públicos existentes no município, no Creas também se oferece informações, orientação jurídica, apoio à família, apoio no acesso à documentação pessoal e estimula a mobilização comunitária.
Quem faz parte da equipe do CRAS?
Com relação aos serviços da Proteção Social Básica, que são desenvolvidos no CRAS, a equipe de referência deve ser composta da seguinte forma, conforme o porte do município: Pequeno Porte I: 2 técnicos (as) de nível superior: 1 assistente social e 1 psicólogo (a); 2 técnicos (as) de nível médio.
Qual a diferença entre CREAS e CREAS?
- Afinal, existe alguma diferença entre CRAS e CREAS? As ações de proteção social visam a garantia dos direitos e ao desenvolvimento humano, mediante a segurança socioassistencial aos usuários, expressas pela segurança da acolhida, segurança de convívio ou vivência familiar, e pela segurança de sobrevivência e/ou rendimento.
Como o CRAS e o CREAS funcionam?
- Como vimos, apesar das diferenças, o CRAS e o CREAS são espaços que visam o empoderamento das famílias e de seus membros para o enfrentamento das situações de vulnerabilidade e risco social, contribuindo assim para a construção e reconstrução das relações familiares e comunitárias.
Qual a capacidade de atendimento do CREAS?
- Nos municípios de médio e grande porte, como as metrópoles, o CRAS deve ser implementado em territórios que possuem maior vulnerabilidade. A capacidade de atendimento do CREAS pode variar conforme a realidade de cada de território e de cada unidade.
Qual a abrangência do CREAS?
- O CREAS poderá ser implantado com abrangência local ou regional, de acordo com o porte, nível de gestão e demanda dos municípios, além do grau de incidência e complexidade das situações de risco e violação de direito. O CREAS de abrangência localpoderá ser implantado em municípios habilitados em gestão inicial, básica e plena.