adplus-dvertising

Qual é a função de um conselho fiscal?

Índice

Qual é a função de um conselho fiscal?

Qual é a função de um conselho fiscal?

A atuação do conselho fiscal objetiva contribuir para salvaguardar os interesses da própria companhia, ao exercer o papel de fiscalizar os atos dos administradores, opinar sobre diversas matérias, denunciar desvios e irregularidades e prestar contas diretamente aos acionistas por meio de pareceres.

O que o conselho fiscal deve analisar?

O conselho necessita analisar e avaliar os demonstrativos financeiros da empresa, acompanhar os atos dos gestores, e denunciá-los, caso descubra alguma fraude ou ilicitude. Portanto o órgão deve fiscalizar os atos dos administradores a fim de analisar se estes estão cumprindo com seus deveres legais.

Quantos membros deve ter o Conselho Fiscal?

Artigo 46º – O Conselho Fiscal compõe-se de três (3) membros efetivos e três (3) membros suplentes, todos eles associados, eleitos pela Assembleia Geral Ordinária com mandato de dois (2) anos.

Quem pode ser conselheiro fiscal?

De acordo com o Art. 1356 do Código Civil o conselho fiscal do condomínio deve ser composto por três membros, definidos em assembleia pelo prazo de, no máximo, 2 anos. Pode fazer parte do conselho fiscal do condomínio todo morador, tanto proprietário quanto inquilino.

Quem é o Conselho Fiscal?

  • Conselho Fiscal. O Conselho Fiscal é o órgão responsável pelo controle e fiscalização, e não apenas das contas como muitos imaginam, mas também da própria gestão da entidade. Um fato curioso é que o Conselho Fiscal não é um órgão obrigatório (exceto caso a associação possua ou pretenda ter a qualificação de Organização da Sociedade Civil de ...

Qual a seriedade do conselheiro fiscal?

  • A seriedade desta função, as responsabilidades e conseqüências que podem surgir, por atos de negligência ou imperícia, levam-nos a uma reflexão: para ser um conselheiro fiscal é preciso ter tempo mínimo disponível para dedicação à função e noção exata de suas responsabilidades e atribuições.

Qual a importância do Conselho Fiscal de uma entidade sem fins lucrativos?

  • Ressalta a importância da escolha sensata e coerente dos membros do Conselho Fiscal de uma entidade sem fins lucrativos, face à parcialidade e inoperância deste órgão, que a autora identifica na maioria dos processos de auditoria que participa.

Por que o conselho fiscal precisa ser autônomo?

  • O Conselho fiscal precisa ser um órgão autônomo, independente e imparcial para analisar, julgar, aprovar ou não as contas da ONG e por isto não deve ter relação de parentesco e nenhuma subordinação à administração da entidade que irá fiscalizar, por questões óbvias e éticas.

Postagens relacionadas: