É perigoso nódulo no fígado?

É perigoso nódulo no fígado?
Na maioria dos casos, o nódulo no fígado é benigno e, por isso, não é perigoso, especialmente quando aparece em pessoas que não têm nenhuma doença de fígado conhecida, sendo descoberto acidentalmente em exames de rotina.
Quais são os nódulos?
- Os nódulos são formados por um acúmulo de células ou por um excesso de tecido inflamatório. Alguns se assemelham a caroços sob a pele ou tecido subcutâneo. Também podem ocorrer em vísceras ocas (como, por exemplo, estômago e intestino) ou sólidas ( como, por exemplo pâncreas, fígado, ovários e rins).
Por que o nódulo pode ser câncer?
- Porém, quando já existe doença hepática, como cirrose ou hepatite, existem maiores chances de que o nódulo possa ser câncer, que é chamado de carcinoma hepatocelular. Além disso, o nódulo também pode surgir devido à presença de câncer em outro local representando neste caso uma metástase desse outro câncer.
Por que o nódulo é um saquinho?
- Nesse caso, o nódulo pode ser apenas um cisto, que é uma espécie de saquinho com conteúdo líquido que pode ser causado por parasitas, um abscesso ou provocado por bactérias, por exemplo. No caso dos cistos causados por parasitas ou dos abscessos, estes geralmente precisam de tratamento adequado.
Como diagnosticar um nódulo?
- Se um nódulo for detectado durante um exame de rotina, como raios X de tórax ou tomografia, o paciente deve procurar auxílio de um especialista, pneumologista ou cirurgião de tórax, para avaliar suas características. Quanto maior for o nódulo, maior a chance de ser um tumor.