adplus-dvertising

O que é nível de dano econômico?

Índice

O que é nível de dano econômico?

O que é nível de dano econômico?

O nível de dano econômico (NDE) é um conceito simples que integra fatores biológicos e econômicos que se destina a tornar os resultados de uma tomada de decisão lucrativos para o controle das plantas daninhas. ... Os valores de NDE variaram de 2 a 50 plantas m-2, e os de NDE ótimo, de 1 a 6 plantas m-2.

Por que o nível de controle e inferior ao nível de dano econômico?

Nível de Dano Econômico: é a menor densidade populacional da praga que causa dano econômico. Nível de Controle: é a menor densidade populacional da praga na qual táticas de manejo necessitam ser tomadas para impedir que o NDE seja alcançado.

O que é o manejo de pragas?

O manejo integrado de pragas e doenças é uma estratégia de controle múltiplo de infestações que se fundamenta no controle ecológico e nos fatores de mortalidade naturais procurando desenvolver táticas de controle que interfiram minimamente com esses fatores com o objetivo de diminuir as chances dos insetos ou doenças ...

Como calcular o nível de dano econômico?

NDE (%) = (Valor da produção da cultura/ Valor da aplicação) x 100

  1. Valor da produção da cultura = R$ 1.000;
  2. Valor da aplicação = R$ 100.

O que é nível de não ação?

Níveis de não-ação (NNA) de pragas No Manejo Integrado de Pragas, o nível de não-ação é a relação dos inimigos naturais-chave/ praga-chave que indica a decisão de não agir contra a praga por previsão da ação do controle biológico efetivo posteriormente.

O que é nível de controle?

O nível de controle ou nível de ação refere-se à menor densidade populacional da praga que indica a necessidade de aplicação de táticas de controle, para impedir que uma perda de produção de valor econômico seja atingida.

Quais são os 3 pilares fundamentais para a gestão integrada de pragas?

Já os pilares são:

  • Controle Cultural. ...
  • Controle biológico. ...
  • Controle comportamental. ...
  • Controle genético. ...
  • Controle varietal. ...
  • Controle químico.

Por que a menor população de pragas pode causar danos às plantas?

  • Nesse contexto, Stern et al. (1959) defi niram que a menor população de pragas que pode causar danos às plantas é denominada como Nível de Dano Econômico (NDE). Entretanto, para evitar que esse NDE seja atingido e, consequentemente, que o produtor tenha diminuição na produção da cultura,

Qual o nível de dano econômico?

  • Nível de Dano Econômico (NDE): é a menor densidade populacional da praga que causa dano econômico.; Nível de Controle (NC): é a menor densidade populacional da praga na qual táticas de manejo necessitam ser tomadas para impedir que o NDE seja alcançado.;

Quais as principais abordagens para o gerenciamento de pragas?

  • As principais abordagens para o gerenciamento de pragas geralmente são agrupadas nas seguintes categorias: Controle biológico é o uso de inimigos naturais – predadores, parasitas, patógenos e concorrentes – para controlar pragas e seus danos. Invertebrados, patógenos vegetais, nematóides e vertebrados têm muitos inimigos naturais.

Qual é o nível de controle da praga?

  • Nível de Controle: é a menor densidade populacional da praga na qual táticas de manejo necessitam ser tomadas para impedir que o NDE seja alcançado. Nível de Equilíbrio: é a densidade populacional média de uma população de inseto por um longo período de tempo, não afetadas por temporárias intervenções no controle da praga.

Postagens relacionadas: