O que significa nódulos sólidos na tireoide?

O que significa nódulos sólidos na tireoide?
Nódulos tireoidianos A maioria dos nódulos da tireoide é benigna, mas de 10 a 15% são malignos. Às vezes esses nódulos produzem excesso de hormônio tireoidiano e causam hipertireoidismo. Os nódulos que produzem o aumento do hormônio da tireoide são quase sempre benignos.
Como identificar o nódulo de tireóide?
- Uma vez identificado o nódulo de tireoide, seja pelo exame físico ou por algum exame de imagem, o passo mais importante é determinar se a lesão é benigna ou maligna. A ultrassonografia é um bom exame para avaliar a aparência do nódulo, porém ela é ruim para determinar se o mesmo é funcionante ou não.
Quais são os sintomas de uma tireoide doente?
- Antes de seguirmos em frente assista a esse curto vídeo que explica de forma simples quais são os principais sintomas de uma tireoide doente.
Qual a classificação dos nódulos tiroidianos?
- Em 2017, o Colégio Americano de Radiologia (ACR) publicou uma nova classificação dos nódulos tiroidianos baseada em características ultrassonográficas – Thyroid Imaging Reporting and Data System [TI-RADS]. Os nódulos recebem pontuações em cinco categorias: composição; ecogenicidade; contorno; margens
Quando o nódulo pode ser maligno?
- Alguns sinais que podem indicar que o nódulo pode ser maligno e que se trata de um câncer são quando: A pessoa já fez radioterapia na região da cabeça e pescoço.