O que é imagem nodular com densidade de partes moles?

O que é imagem nodular com densidade de partes moles?
Pelo aspecto da lesão e a densidade de partes moles uma forte possibilidade é sim câncer de pulmão. Procure imediatamente um oncologista para programar a biopsia (se indicado), exames de estadiamento e avaliar a melhor estratégia de tratamento.
O que é Pequenos nódulos?
Um nódulo (ou massa) pulmonar é uma pequena área anormal que, às vezes, é diagnosticada durante uma tomografia computadorizada do tórax.
Qual o tamanho de um nódulo?
- Um nódulo é uma anomalia descoberta por meio de um exame de imagem como uma radiografia dos pulmões ou uma tomografia. Ele tem a aparência de uma pequena formação arredondada. Falamos de um nódulo quando o tamanho está entre 7 e 30 mm e de massa pulmonar quando tem mais de 3 centímetros.
Qual a origem desses nódulos?
- Esses nódulos podem ter diversas origens, mas geralmente são provenientes de infecções pulmonares ou cicatrizes de infecções anteriores, como tuberculose. Eles não estão relacionados a fatores genéticos e não apresentam sintomas.
Quando pode ser realizado o acompanhamento do nódulo?
- O acompanhamento pode ser realizado a cada seis meses ou anualmente, por meio de novos exames de imagens. Se depois de dois ou três anos o nódulo permanecer estável, não são necessários novos exames. Em situações raras o médico pode solicitar uma biópsia, quando se retira um pequeno pedaço de tecido do nódulo para exame.
Quando você tem um nódulo indeterminado?
- Nesses casos, na maioria das vezes, não precisa ser tratado nem removido. "Quando você tem um nódulo indeterminado, ou seja, se não há certeza absoluta de que se trata de um nódulo benigno, o ideal é acompanhar o paciente para ver se o quadro evolui ou não", esclarece o especialista.