O que é neutralidade para Freud?
Índice
- O que é neutralidade para Freud?
- O que é abstinência na psicanálise?
- O que é neutralidade em Psicologia?
- Quais são as quatro recomendações de Freud sobre a técnica psicanalítica?
- O que é associação livre de Freud?
- O que é neutralidade na Psicologia Social?
- O que são técnicas psicanalíticas?
- Como é o que não psicanálise?
- Quais são as regras fundamentais da psicanálise?
- Por que o narcisismo é importante para a psicanálise?
- Como funciona o método psicanalítico?

O que é neutralidade para Freud?
Em suas recomendações aos psicanalistas que exercem a psicanálise, Freud diz que “o psicanalista deve ser opaco aos seus pacientes e, como um espelho, não lhes mostrar nada, exceto o que lhe é mostrado”. A neutralidade diz respeito à imparcialidade, ou seja, o analista deve aceitar seu paciente pelo que ele é.
O que é abstinência na psicanálise?
No verbete do “Vocabulário da Psicanálise” de Laplanche e Pontalis (1987, p. 1), “ABSTINÊNCIA” é um princípio ou uma regra da prática analítica segundo a qual o tratamento analítico deve ser conduzido de modo tal que o paciente encontre o menos possível de satisfações substitutivas para seus sintomas.
O que é neutralidade em Psicologia?
Muito se diz, mas também muito se confunde. É com neutralidade que se faz ciência. E a Psicologia é uma ciência neutra, produz conhecimento e diversas teorias sobre o comportamento humano, com rigor ético e neutro trata de questões de desenvolvimento humano, através de métodos e intervenções científicas.
Quais são as quatro recomendações de Freud sobre a técnica psicanalítica?
Nesses trabalhos, Freud apresenta as regras mínimas que devem reger a técnica de qualquer processo psicanalítico. Classicamente são quatro regras: a regra fundamental (regra da associação livre de ideias), a abstinência, a neutralidade e a atenção flutuante.
O que é associação livre de Freud?
A livre associação foi um método utilizado por Freud, em substituição à hipnose, que consistia em deitar o paciente no divã e encorajá-lo a dizer o que viesse à sua mente, sendo também este convidado a relatar seus sonhos.
O que é neutralidade na Psicologia Social?
Já sabemos que neutralidade e neutro são palavras que indicam o não posicionamento, uma certa indiferença, o que não está claro ou definido.
O que são técnicas psicanalíticas?
Técnicas psicanalíticas. O psicanalista usa várias técnicas como incentivo para o cliente desenvolver insights sobre seu comportamento e os significados dos sintomas, incluindo borrões de tinta, parapraxias, associação livre, interpretação (incluindo análise de sonhos), análise de resistência e análise de transferência ...
Como é o que não psicanálise?
- Para se entender o que é e o que não psicanálise, deve-se primeiramente entender como funciona o método psicanalítico. Do ponto de vista terapêutico, o método psicanalítico trata-se de uma terapia baseada na ideia de conhecer e compreender a origem dos problemas que nos afetam e que, se sanados, podem nos libertar de tensões e de ansiedades.
Quais são as regras fundamentais da psicanálise?
- As quatro regras fundamentais da psicanálise são: a regra fundamental ou associação livre de ideias, a regra da abstinência, da neutralidade e da atenção flutuante. Vamos falar brevemente de cada uma delas.
Por que o narcisismo é importante para a psicanálise?
- Por essa razão, caso você conheça uma pessoa que apresente os traços do narcisismo, é importante que você mostre a psicoterapia como vantajosa para ela ter uma melhor compreensão de si mesma. Pode-se afirmar, portanto, que o narcisismo é um conceito muito importante para a psicanálise.
Como funciona o método psicanalítico?
- Do ponto de vista terapêutico, o método psicanalítico trata-se de uma terapia baseada na ideia de conhecer e compreender a origem dos problemas que nos afetam e que, se sanados, podem nos libertar de tensões e de ansiedades. Além de libertar também de doenças ligadas à mente, como a neurose e histeria.