O que é nevo Melanocitico Lentiginoso?

O que é nevo Melanocitico Lentiginoso?
Nevo melanocitico lentiginoso – não forma ninhos, há proliferação lentiginosa de melanocitos e há alongamento das cristas interpapilares. Esse prolongamento é sempre regular. Há muitos pigmentos. Pode confundir clinicamente com nevo displasico e melanoma.
O que causa nevo Halo?
O nevo halo representa a regressão de um nevo por atividade inflamatória autoimune. O vitiligo ainda é uma doença muito estudada e uma das hipóteses para seu mecanismo é a autoimune, no qual há produção de reação contra as células que produzem a cor da pele (melanócitos).
Qual a forma de nevo congênito?
- Existe uma forma de nevo melanocítico chamada de nevo melanocítico congênito que, em alguns casos, pode ser de grande dimensão, formando uma mancha elevada, rugosa, de coloração marrom ou negra e, geralmente, recoberta por pelos. Quando atingem áreas muito extensas do corpo recebem a denominação de nevo congênito gigante.
Quais são os nevos comuns?
- Aparecem até os 35 ou 40 anos e são semelhantes, normalmente não há evolução, nem em tamanho, nem em formato ou coloração. Geralmente são maiores do que os nevos comuns e podem apresentar irregularidade do formato ou coloração. Dessa forma, podem ser muito parecidos com um melanoma inicial.
Qual é a despigmentação do nevo?
- Esta despigmentação é uma reação do organismo contra as células do nevo, que acabam atingindo também as células melanocíticas que o rodeiam, o que causa o halo despigmentado. Este processo pode levar ao desaparecimento total do nevo pigmentado e consequente repigmentação da pele.
Por que devemos ficar atentas aos nevos?
- As pessoas devem ficar atentas, por exemplo, se notarem mais de 100 nevos, um ou mais que sejam maiores ou, ainda, um ou mais nevos atípicos. Atenção às características dos nevos normais e dos nevos atípicos e usar sempre a regrinha do ABCDE que indica lesões suspeitas de melanoma.