O que é uma neuropatia motora?
Índice
- O que é uma neuropatia motora?
- O que ocorre na neuropatia Sensitivo-motora?
- O que causa neuropatia motora multifocal?
- O que é neuropatia axonal Sensitivo-motora?
- Quais são as neuropatias Perifericas?
- O que fazer para acabar com a neuropatia?
- O que é bloqueio de condução nervosa?
- Qual o mecanismo do desenvolvimento da neuropatia?
- Como se desenvolve a Neuropatia Motora periférica no diabetes mellitus?
- Como se manifesta a Neuropatia Motora múltipla?
- Como o médico deve controlar a neuropatia?

O que é uma neuropatia motora?
A neuropatia motora multifocal (NMM) é uma neuropatia inflamatória de baixa prevalência, 0,6/100.000 pacientes, caracterizada por uma fraqueza muscular progressiva, assimétrica e distal, sem comprometimento sensitivo.
O que ocorre na neuropatia Sensitivo-motora?
As neuropatias com disfunção de fibras grossas (motora ou sensitiva) com perda da propriocepção, da sensibilidade vibratória ou do toque leve, relacionadas à desmielinização, provocam fraqueza muscular com ou sem ataxia e manifestações sensitivas positivas como formigamento.
O que causa neuropatia motora multifocal?
Não se sabe ao certo o que causa a NMM, mas pensa-se que possa haver envolvimento do sistema imunitário. Existem algumas evidências que sugerem uma componente autoimune da doença, em que os anticorpos começam a atacar alguns constituintes dos nervos periféricos, tomando-os como substâncias estranhas ao organismo.
O que é neuropatia axonal Sensitivo-motora?
Na neuropatia axonal o processo patológico está nos neurônios (sensitivos e motores) que originam os axônios. Os neurônios não conseguem manter a integridade estrutural e funcional dos axônios. As porções mais distais dos axônios sofrem mais precocemente que as proximais.
Quais são as neuropatias Perifericas?
As neuropatias periféricas referem-se aos processos patológicos situados no sistema nervoso periférico que incluem os nervos cranianos do III ao XII, as raízes espinais dorsais e ventrais, os gânglios das raízes dorsais, os nervos espinais, os gânglios e os nervos autonômicos.
O que fazer para acabar com a neuropatia?
Os tratamentos para a neuropatia diabética incluem medicamentos como:
- Antidiabéticos, como injeções de insulina ou ingestão de antidiabéticos orais, para controlar os níveis de açúcar no sangue;
- Anticonvulsivantes, como pregabalina ou gabapentina para aliviar a dor;
O que é bloqueio de condução nervosa?
Trata-se de uma neuropatia multifocal, que inicia-se pelos MMSS de forma insidiosa, de progressão lenta, comprometendo inicialmente um único nervo, envolvimento sensitivo e motor, pouca dor e parestesias.
Qual o mecanismo do desenvolvimento da neuropatia?
- O mecanismo do desenvolvimento da neuropatia depende da sua causa raiz, por isso, a patogênese representa-se por dois processos patológicos: Danos ao axônio (cilindro axial da fibra nervosa) - neste caso, o processo de funcionamento das células nervosas e musculares é perturbado.
Como se desenvolve a Neuropatia Motora periférica no diabetes mellitus?
- De acordo com a estatística clínica, a neuropatia motora periférica no diabetes mellitus se desenvolve ao longo do tempo em seis de dez pacientes com essa doença.
Como se manifesta a Neuropatia Motora múltipla?
- A neuropatia motora múltipla ou multifocal manifesta-se como uma violação unilateral do movimento dos membros, sem sintomas sensoriais. Em oito dos dez casos, a doença começa aos 40-50 anos de idade. Os mais freqüentemente afetados são os nervos ulnar, mediano e radial, com fraqueza nas mãos e nos punhos, o que impede as habilidades motoras finas.
Como o médico deve controlar a neuropatia?
- O médico deve se concentrar controlar a condição médica que causa a neuropatia para reduzir os sintomas e melhorar as funções dos nervos dos pés. Ele pode receitar: Amitriptilina: Esse medicamento, originalmente usado como um antidepressivo, é eficaz no tratamento das dores da neuropatia.