O que significa neuropatia sensitiva motora?
Índice
- O que significa neuropatia sensitiva motora?
- O que causa neuropatia motora?
- O que é polineuropatia sensitiva e motora?
- Quais são os tipos de neuropatia periférica?
- Quais são os sintomas da Neuropatia Motora?
- Quais são as causas da neuropatia sensorial?
- Qual o mecanismo do desenvolvimento da neuropatia?
- Quando é diagnosticada a neuropatia?

O que significa neuropatia sensitiva motora?
As neuropatias hereditárias sensitivo-motoras são um grupo heterogêneo de desordens dos nervos periféricos com uma grande prevalência. Elas têm uma grande variabilidade fenotípica e clínica entre os membros de uma mesma família e entre famílias.
O que causa neuropatia motora?
A polineuropatia geralmente é causada pela lesão progressiva nos nervos, resultante de doenças metabólicas, como a diabetes, ou doenças autoimunes, como lúpus, artrite reumatóide ou síndrome de Sjögren.
O que é polineuropatia sensitiva e motora?
A polineuropatia sensitiva é a que apresenta a perda da sensibilidade e de tato na ponta dos dedos ou dos pés ou das mãos, além de sintomas como formigamento, dor, choque e queimação, nessa mesma região. A doença pode evoluir de polineuropatia sensitiva ou dolorosa para uma polineuropatia com atrofia muscular.
Quais são os tipos de neuropatia periférica?
Existem três diferentes tipos de neuropatia, são elas a Mononeuropatia, a Mononeuropatia Múltipla e a Polineuropatia Periférica.
Quais são os sintomas da Neuropatia Motora?
- Distúrbios da fala (disartria) e deglutição (disfagia) são anotados. A neuropatia motora múltipla ou multifocal manifesta-se como uma violação unilateral do movimento dos membros, sem sintomas sensoriais. Em oito dos dez casos, a doença começa aos 40-50 anos de idade.
Quais são as causas da neuropatia sensorial?
- Segundo a estatística médica, a neuropatia sensorial é diagnosticada em 2% das pessoas. Em pacientes idosos, a taxa de polineuropatia é superior a 8%. Uma das principais causas da doença é o diabetes mellitus, predisposição genética, deficiência crônica de vitamina B, lesões traumáticas e intoxicação grave do corpo.
Qual o mecanismo do desenvolvimento da neuropatia?
- O mecanismo do desenvolvimento da neuropatia depende da sua causa raiz, por isso, a patogênese representa-se por dois processos patológicos: Danos ao axônio (cilindro axial da fibra nervosa) - neste caso, o processo de funcionamento das células nervosas e musculares é perturbado.
Quando é diagnosticada a neuropatia?
- Quando diagnosticada precocemente, a neuropatia pode ser revertida ou, pelo menos, controlada. Ainda assim, na maior parte dos casos a neuropatia é diagnosticada apenas num estado avançado e quando é difícil de tratar. Os danos nos nervos tornam-se irreversíveis quando a perda de fibras nervosas ultrapassa os 50%.