O que é neuropatia óptica?
Índice
- O que é neuropatia óptica?
- O que é neuropatia óptica isquêmica anterior não Arterítica?
- O que causa inflamação no nervo do olho?
- Quanto tempo dura neurite óptica?
- Por que as lesões no nervo óptico podem comprometer a visão de uma maneira irreversível?
- O que é uma isquemia ocular?
- Quais são as causas da neuropatia óptica?
- Qual a causa da neuropatia isquêmica?
- Quais são os sintomas da neuropatia óptica anterior não aterítica?
- Quais são os sintomas da neuropatia?

O que é neuropatia óptica?
Neuropatia óptica isquêmica é o infarto do disco óptico, cujo único sintoma é a perda indolor da visão. O diagnóstico é clínico. O tratamento da variante não arterítica é ineficaz. O tratamento da variante arterítica não restaura a visão, mas pode ajudar a proteger o olho não comprometido.
O que é neuropatia óptica isquêmica anterior não Arterítica?
Neuropatia Óptica Isquêmica Anterior não Arterítica A doença se manifesta por piora súbita e indolor da visão de um olho, geralmente ao acordar, podendo estar associada, ou não, a alterações no campo visual.
O que causa inflamação no nervo do olho?
A neurite óptica surge, principalmente, como uma manifestação da esclerose múltipla, mas também pode ser provocada por uma infecção cerebral, um tumor ou por intoxicação por metais pesados, como chumbo, por exemplo.
Quanto tempo dura neurite óptica?
A perda da visão instala-se em horas ou dias e, tipicamente, começa a se recuperar duas a quatro semanas depois. O nervo óptico pode demorar de seis a 12 meses para se recuperar totalmente, mas, frequentemente, palidez do disco óptico, de intensidade variável, desenvolve-se como uma cicatriz.
Por que as lesões no nervo óptico podem comprometer a visão de uma maneira irreversível?
A atrofia do nervo óptico é considerada um caso grave de perda de visão. Muitas vezes irreversível, a doença faz com que o nervo não consiga transmitir sinais luminosos para que o cérebro monte a imagem vista.
O que é uma isquemia ocular?
Neuropatia óptica isquémica (NOI) corresponde a uma perda súbita de visão central, visão lateral ou ambos devido a uma diminuição ou uma suspensão do fluxo sanguíneo para o nervo óptico do olho. Para ver, o nervo óptico conduz impulsos do olho para o cérebro, onde são interpretados como imagens.
Quais são as causas da neuropatia óptica?
- Existem dois tipos de neuropatia óptica: as causadas por artrerite temporal e as causadas por outras causas (diabetes, pressão alta, etc). São mais freqüentes em pacientes acima dos 50 anos.
Qual a causa da neuropatia isquêmica?
- Como já entendemos, a neuropatia isquêmica é uma violação do funcionamento normal das células nervosas devido à circulação sanguínea prejudicada. Acontece que as causas da isquemia do nervo podem ser consideradas os fatores que causam distúrbios circulatórios. Esses fatores incluem: distúrbios vasculares e grande perda sangüínea.
Quais são os sintomas da neuropatia óptica anterior não aterítica?
- Com a neuropatia óptica isquémica anterior não aterítica (NOIANA) — a forma mais comum de NOI — os sintomas são geralmente súbitos, perda de visão indolor num dos olhos, com a sua visão a parecer turva ou embaçada. Normalmente estes sintomas são notados quando você acorda.
Quais são os sintomas da neuropatia?
- Em geral, os sintomas da neuropatia são súbitos, com perda de visão de forma indolor em um dos olhos, e sensação de visão turva ou embaçada. Muitos pacientes notam ao acordar e a perda de visão pode ser rápida (em questão de minutos ou horas).