O que é uma neoplasia de alto grau?
Índice
- O que é uma neoplasia de alto grau?
- O que é neoplasia intraepitelial cervical grau 2 e 3?
- O que significa não se pode afastar lesão de alto grau?
- Por que a displasia de alto grau deve ser operada?
- Qual a terminologia da neoplasia invasiva?
- Qual a relação de baixo grau com a doença?
- Quais são os fatores de risco da neoplasia do colo uterino?

O que é uma neoplasia de alto grau?
Neoplasia Epitelial de Alto Grau. As células de alto grau são anormais. Elas são menos prováveis de desaparecem sem tratamento e se não forem tratadas podem eventualmente se tornarem cancerígenas, por isso precisam ser acompanhadas de perto.
O que é neoplasia intraepitelial cervical grau 2 e 3?
A NIC é categorizada em graus 1, 2 e 3, dependendo da proporção da espessura do epitélio que apresenta células maduras e diferenciadas. Os graus mais graves da NIC (2 e 3) apresentam uma maior proporção da espessura do epitélio composto de células indiferenciadas.
O que significa não se pode afastar lesão de alto grau?
As células escamosas atípicas são divididas em: ASCUS (células escamosas atípicas de significado incerto), que têm uma baixa probabilidade de ser pré-cancerosa. ASCH (células escamosas atípicas, não se pode descartar uma lesão de alto grau), que são mais susceptíveis de serem pré-cancerosas.
Por que a displasia de alto grau deve ser operada?
- Clarissa Alster Vicente A displasia de alto grau tem de ser operada porque é indistinguível muitas vezes de câncer de cólon e o risco é muito alto de seguir. Ou seja, pode ser que seja só uma displasia de alto grau agora no exame inicial, mas só vai saber se é câncer ou não quando retirado e enviado ao exame anátomo-patológico.
Qual a terminologia da neoplasia invasiva?
- Assim, em 1990, foi proposta uma terminologia histopatológica baseada em dois graus da doença: NIC de baixo grau que compreendia anomalias compatíveis com atipia coilocítica e lesões NIC 1 e NIC de alto grau que compreendia a NIC 2 e 3. As lesões de alto grau foram consideradas como genuínas precursoras da neoplasia invasiva (Richart 1990).
Qual a relação de baixo grau com a doença?
- A de baixo grau não tem uma relação bem definida com a doença. Em linhas gerais, não representa motivo para preocupação, por isso nem é relatada no laudo histopatológico.
Quais são os fatores de risco da neoplasia do colo uterino?
- Estudos epidemiológicos identificaram vários fatores de risco que contribuem ao desenvolvimento de lesões precursoras da neoplasia do colo uterino e a própria neoplasia do colo uterino. Estas incluem infecção por certos tipos oncogênicos de papilomavírus humano (HPV)]