Como diagnosticar autismo SUS?

Como diagnosticar autismo SUS?
O diagnóstico do autismo é essencialmente clínico, realizado por meio de observação direta do comportamento do paciente e de uma entrevista com os pais ou cuidadores.
O que mais gera dificuldade na questão do TEA?
Uma criança autista apresenta dificuldades no desenvolvimento da linguagem, nos processos de comunicação, interação e comportamento social. Mas estudos já mostraram que programas de treinamento e educação podem reduzir essas dificuldades.
Quando começou a definição do autismo?
- De acordo com Marinho e Merkle (2009) a definição do Autismo teve início na primeira descrição dada por Leo Kanner, em 1943, no artigo intitulado: Distúrbios Autísticos do Contato Afetivo (Autistic disturbances of disturbances of affective contact), na revista Nervous Children, n. 2, p. 217-250.
Quais são as principais características do autismo?
- Por isso, na cartilha estão as características mais comuns do autismo, lembrando que a presença de alguns sintomas não significa que a criança tenha a doença. A cartilha também lista e analisa as várias terapias disponíveis, apresenta uma bibliografia sobre o tema e uma relação de clínicas e núcleos de atendimento ao autista.
Qual o objetivo do tratamento do autismo?
- O principal objetivo do tratamento é maximizar as habilidades sociais e comunicativas da criança por meio da redução dos sintomas do autismo e do suporte ao desenvolvimento e aprendizado. Mas a forma de tratamento que tem mais êxito é o que é direcionado às necessidades específicas da criança.
Quais as terapias mais freqüentemente realizadas com autistas?
- Muitas vezes, passamos anos indo para lá e para cá, numa maratona de terapias e nem ao menos nos sobra tempo, coragem e disposição para entendermos o que é, de fato, o autismo e para que servem as terapias que nossos filhos realizam. Fizemos uma descrição simples das terapias mais freqüentemente realizadas com autistas.