O que é necrose no coração?
Índice
- O que é necrose no coração?
- O que significa lesão miocárdica?
- O que acontece quando uma parte do coração morre?
- O que são marcadores de necrose?
- Quais são os marcadores de necrose miocárdica?
- Qual o tempo de normalização da necrose miocárdica?
- Qual a diferença entre isquemia e necrose miocárdica?
- Quais são as enzimas mais importantes para a necrose miocárdica?

O que é necrose no coração?
A necrose se dá quando uma parte de um tecido celular morre, normalmente por falta de oxigenação daquela região. No coração, esse processo ocorre quando uma artéria coronariana fica obstruída, impedindo o fluxo sanguíneo para o órgão e, consequentemente, a sua oxigenação.
O que significa lesão miocárdica?
Os possíveis mecanismos para a lesão miocárdica são a inflamação decorrente de miocardite (que também ocorre com diversas outras infecções virais), infarto do miocárdio tipo 1 ou tipo 2 ou isquemia.
O que acontece quando uma parte do coração morre?
No caso do coração, depois da morte de parte das células cardíacas (necrose), o músculo cardíaco é cicatrizado e passa por um processo chamado fibrose muscular, o que pode prejudicar a elasticidade do músculo, diminuindo a capacidade de bombeamento do sangue.
O que são marcadores de necrose?
A mioglobina é um marcador precoce de necrose miocárdica, precedendo a liberação de CK-MB, porém, não é específica para o músculo cardíaco e pode ser liberada em diversas condições, como dano muscular esquelético, distrofia muscular, insuficiência renal, uremia grave, choque, trauma e após cirurgias.
Quais são os marcadores de necrose miocárdica?
- Os marcadores de necrose miocárdica usados para diagnóstico do IAM são: CK-MB, mioglobina, troponina T e troponina I. Devem ser dosado na admissão do paciente, após 6 horas e após 12 horas. CK-MB: o CK-MB atividade tem cerca de 90% de sensibilidade, porém sua elevação ocorre após 12 horas do evento isquêmico.
Qual o tempo de normalização da necrose miocárdica?
- Eleva-se de 4 a 8 horas e tem pico de 12 a 48 horas e normalização entre 4 a 12 dias. Esse gráfico é fundamental para a interpretação dos marcadores de necrose miocárdica após um evento isquêmico. A detecção da CK-MB e troponina é quase simultânea. A queda da CK-MB no entanto é bem mais rápida.
Qual a diferença entre isquemia e necrose miocárdica?
- A isquemia, a lesão e a necrose miocárdica são os diferentes graus de dano que sofre o miocárdio causado por um desequilíbrio entre o oxigênio aportado pelas artérias coronárias e o consumo do músculo cardíaco.. O tempo de duração do dano é o fator determinante do início da isquemia e da sua progressão a lesão ou a necrose.
Quais são as enzimas mais importantes para a necrose miocárdica?
- Aumenta em 1 a 2 horas e pico após 6 horas. Troponinas T e I: são as enzimas mais específicas para o IAM porque são exclusivas do cardiomiócito. Eleva-se de 4 a 8 horas e tem pico de 12 a 48 horas e normalização entre 4 a 12 dias. Esse gráfico é fundamental para a interpretação dos marcadores de necrose miocárdica após um evento isquêmico.