Quanto custa criar um condomínio?

Quanto custa criar um condomínio?
O preço médio para construir um condomínio fechado é de cerca de R$ 22.000.000,00 para 10 lotes (sem casa) mais área de lazer.
É caro morar em condomínio?
Cada condômino terá de pagar mensalmente uma parte da despesa geral para que usufrua da manutenção do espaço. A taxa de condomínio é uma obrigação legal, segundo o portal jurídico Migalhas. Se o condomínio tiver 60 condôminos, cada um pagará R$ 2 mil mensalmente.
Por que o condomínio precisa ter o CNPJ?
- O condomínio é uma entidade que precisa ter CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas, mesmo não sendo considerado como empresa. Um condomínio sem CNPJ é a mesma coisa que uma pessoa física sem CPF. Mesmo não sendo considerado pessoa jurídica, o condomínio precisa ter o CNPJ para manter relações comerciais e de serviços com ...
Como fazer a inscrição do condomínio no CNPJ?
- Para fazer a inscrição do condomínio no CNPJ, é preciso constar o CPF do síndico como responsável, como ocorre com os sócios na pessoa jurídica. Se houver mudança de síndico, o cadastro no CNPJ também deve ser atualizado. O síndico, portanto, torna-se o responsável legal pelas obrigações do condomínio.
Como fazer o trâmite normal do condomínio?
- Quando o condomínio não possui o registro do CNPJ, deve seguir o trâmite normal de uma pessoa jurídica, seguindo as seguintes etapas: Fazer a inscrição das escrituras definitivas no Cartório de Registro de Imóveis; Solicitar junto à prefeitura o desmembramento do IPTU por unidade habitacional;
Como o condomínio deve cumprir com suas obrigações?
- Para que o condomínio possa cumprir com suas obrigações, é essencial o CNPJ, possibilitando que o condomínio tenha uma identidade, da mesma forma que a pessoa jurídica. O condomínio precisa fazer contrato com terceiros para a prestação de serviços de manutenção, por exemplo e, para tanto, é exigido o registro no CNPJ.