Quais os fatores para que uma colisão seja efetiva?
Índice
- Quais os fatores para que uma colisão seja efetiva?
- Qual é o tipo de colisão de moléculas que provoca a formação de um complexo ativado?
- Quais são os fatores que interferem na velocidade de uma reação?
- O que é e como se comporta o complexo ativado?
- Como ocorre a colisão efetiva?
- Por que as colisões são eficazes?
- Como se aplica a colisão das partículas?
- Por que a colisão pode desencadear a reação?

Quais os fatores para que uma colisão seja efetiva?
Quando colocamos duas substâncias em contato, suas partículas começam a colidir umas com as outras. Nem todas as colisões são eficazes, isto é, nem todas dão origem a novos produtos. No entanto, as colisões que rompem as ligações formadas e formam novas ligações, são denominadas colisões eficazes ou efetivas.
Qual é o tipo de colisão de moléculas que provoca a formação de um complexo ativado?
Colisão favorável (choque eficaz): Assim, a formação do complexo ativado e, consequentemente, do produto é mais rápida, ou seja, a colisão favorável favorece que a reação seja processada com uma maior velocidade.
Quais são os fatores que interferem na velocidade de uma reação?
São quatro os fatores que influenciam essa velocidade: a concentração dos reagentes, a temperatura, a superfície de contato e o catalisador. Quanto maiores forem a concentração dos reagentes, a temperatura e a superfície de contato, maior será a velocidade reacional.
O que é e como se comporta o complexo ativado?
Complexo ativado é o estado intermediário (estado de transição) formado entre reagentes e produtos, em cuja estrutura existem ligações enfraquecidas (presentes nos reagentes) e formação de novas ligações (presentes nos produtos).
Como ocorre a colisão efetiva?
- Enquanto isso, nas colisões efetivas ocorre a quebra das ligações dos reagentes, formando os produtos. Portanto, ocorre uma reação química. Assim, neste tipo de colisão, as moléculas necessitam de energia para percorrer o caminho da reação, que é a energia de ativação.
Por que as colisões são eficazes?
- Sem atingi-la, a reação não ocorre. Quando colocamos duas substâncias em contato, suas partículas começam a colidir umas com as outras. Nem todas as colisões são eficazes, isto é, nem todas dão origem a novos produtos. No entanto, as colisões que rompem as ligações formadas e formam novas ligações, são denominadas colisões eficazes ou efetivas.
Como se aplica a colisão das partículas?
- Tal teoria se aplica a reações que ocorrem em fase gasosa. A colisão das partículas, também chamado de choque efetivo, deve ser bem orientada, permitindo uma perfeita interação entre as mesmas.
Por que a colisão pode desencadear a reação?
- Mas, nem sempre, a colisão por si só é o bastante para desencadear a reação, é preciso, ainda, que as partículas postas em choque tenham uma quantidade mínima de energia para romper as ligações químicas já existentes e formar novas substâncias.