Quais os requisitos necessários para alguém postular em juízo?
Índice
- Quais os requisitos necessários para alguém postular em juízo?
- Qual artigo do CPC que pontua sobre as condições a serem observadas para postular em juízo?
- Por que a parte deve ser representada em juízo?
- Como o advogado pode postular em juízo sem procuração?
- Como é regulada a representação das partes em juízo?

Quais os requisitos necessários para alguém postular em juízo?
17 estabelece que “para postular em juízo é necessário interesse e legitimidade”. O art. 485, VI, por sua vez, prescreve que a ausência de qualquer dos dois requisitos, passíveis de serem conhecidos de ofício pelo magistrado, permite a extinção do processo, sem resolução do mérito.
Qual artigo do CPC que pontua sobre as condições a serem observadas para postular em juízo?
O Código de Processo Civil de 2015 define que o exercício do direito de ação é limitado ao alcance de duas condições da ação: o interesse e a legitimidade. O artigo 17 assim estabelece: "para postular em juízo é necessário ter interesse e legitimidade".
Por que a parte deve ser representada em juízo?
- O artigo 36, CPC, institui que, via de regra, a parte deve ser representada em juízo mediante a figura do advogado legalmente habilitado. Encontramos em Chiovenda a perfeita fundamentação desta regra:
Como o advogado pode postular em juízo sem procuração?
- O advogado pode postular em juízo sem procuração só excepcionalmente, para praticar ato urgente, devendo, nos 15 dias subseqüentes, juntar o instrumento de mandato, independentemente de intimação, sem o que os atos praticados serão tidos como inexistentes.
Como é regulada a representação das partes em juízo?
- É regulando a representação das partes mediante a figura do advogado no processo judicial que os artigos 36 a 40, do Código de Processo Civil, determinam as formalidades para essa representação dos sujeitos em juízo, como passamos a analisar. Art. 36 – A parte será representada em juízo por advogado legalmente habilitado.