O que é preciso para fazer um planejamento tributário?
Índice
- O que é preciso para fazer um planejamento tributário?
- Quem faz o planejamento tributário?
- Por que fazer um planejamento tributário?
- Quando o planejamento tributário deve ser realizado?
- O que faz o planejamento tributário?
- Quais são os tipos de planejamento tributário?
- Qual o planejamento tributário de uma empresa?
- Quais são os objetivos de um bom planejamento tributário?
- Quais etapas devem ser seguidas com seu planejamento tributário?
- Quais são as vantagens de contar com um planejamento tributário?

O que é preciso para fazer um planejamento tributário?
Como fazer um planejamento tributário: passo a passo
- 1 – Coleta de dados. ...
- 2 – Análise da natureza jurídica e enquadramento. ...
- 3 – Estudo e escolha do regime tributário. ...
- 4 – Elaboração do plano tributário. ...
- 5 – Revisão e ajustes do planejamento tributário.
Quem faz o planejamento tributário?
Ou seja, cada um dos tipos de regime tributário existentes (Lucro Real, Presumido ou Simples Nacional) possui uma forma própria de atuação junto ao cumprimento dos tributos. Por isso, a figura do contador na realização do planejamento tributário é necessária.
Por que fazer um planejamento tributário?
O planejamento tributário é um exercício preventivo para ajudá-lo a cumprir todas as obrigações tributárias dentro do prazo. Assim, você consegue eliminar casos de autuações. Organização do orçamento anual. Você pode conhecer com antecedência como as despesas tributárias estão espalhadas ao longo do ano.
Quando o planejamento tributário deve ser realizado?
O melhor do planejamento é quando se evita o pagamento de um tributo. Ou seja, você impede o fato gerador e não há no que se falar de obrigação tributária. São várias as escolhas que podem evitar um tributo, como o local de onde se faz uma determinada transação ou com quem (tipo de empresa) é feita essa transação.
O que faz o planejamento tributário?
Também conhecido como elisão fiscal, o planejamento tributário é um conjunto de estratégias, ações e estudos elaborados com o objetivo de reduzir a carga tributária de uma empresa de forma totalmente legal.
Quais são os tipos de planejamento tributário?
Existem três tipos de planejamento tributário: operacional, estratégico e tático. Para saber quando adotar como estratégia cada um deles e executar com eficiência, é necessário conhecer profundamente todos os setores da empresa, de modo que se defina os objetivos e as formas que serão utilizadas para atingi-los.
Qual o planejamento tributário de uma empresa?
- Por isso, conhecer as regras tributárias é fundamental para ampliar as possibilidades de atuação da empresa. Além disso, um planejamento bem-feito pode aumentar a lucratividade da organização ao maximizar ganhos, reduzindo as despesas com tributos. Em resumo, o planejamento tributário organiza todas as informações fiscais de uma empresa.
Quais são os objetivos de um bom planejamento tributário?
- Como estamos indo por partes, vamos falar quais são os objetivos básicos de um bom Planejamento Tributário. O melhor do planejamento é quando se evita o pagamento de um tributo. Ou seja, você impede o fato gerador e não há no que se falar de obrigação tributária.
Quais etapas devem ser seguidas com seu planejamento tributário?
- Existe uma série de etapas que devem ser seguidas com seu serviço de contabilidade para que o planejamento tributário seja implementado com sucesso. Explicamos cada uma delas a seguir. Reúna-se com sua equipe interna ou externa de contabilidade e pessoal do administrativo para coletar os seguintes dados:
Quais são as vantagens de contar com um planejamento tributário?
- Veja a seguir quais são as principais vantagens de contar com um planejamento tributário. O mais claro dos benefícios com certeza é a diminuição das despesas com tributos. Afinal no Brasil, geralmente, os impostos representam 30% de todas as receitas do negócio. Logo, qualquer economia é bem-vinda!