adplus-dvertising

O que é o método intuitivo?

Índice

O que é o método intuitivo?

O que é o método intuitivo?

O método intuitivo surgiu na Alemanha no final do século XVIII pela iniciativa de Basedow, Campe e, sobretudo de Pestalozzi. Consistia na valorização da intuição como fundamento de todo o conhecimento, isto é, a compreensão de que a aquisição dos conhecimentos decorria dos sentidos e da observação.

O que significou o método intuitivo aos grupos escolares?

Nestes termos, o método intuitivo é o caminho para a educação dos sentidos pelas coisas e pela experiência e as lições de coisas a “metodologia” utilizada pelo professor para levar o aluno a realizar uma atividade mental que lhe proporcione o desenvolvimento dos sentidos a partir da observação dos objetos que lhe ...

Foi a base do ensino principalmente em São Paulo na última década do século XIX tendo como finalidade resolver os problemas de ineficiência do ensino?

Explicação: COMENTÁRIO: Esta é a alternativa correta, pois “[...] o método intuitivo foi a base do ensino, principalmente em São Paulo, na última década do século XIX, tendo como finalidade resolver os problemas de ineficiência do ensino.

O que é observação intuitiva?

Portanto, uma intuição, uma observação, uma percepção das realidades sensíveis são elementos importantes do método porque tem por objeto o que pode fazer conhecer as coisas. Um ensino constituído apenas nessa perspectiva, contudo, não permite a reflexão, o raciocínio e o desenvolvimento das capacidades intuitivas.

Qual a função do currículo no contexto escolar?

O currículo representa a caminhada que o sujeito irá fazer ao longo de sua vida escolar, tanto em relação aos conteúdos apropriados, quanto ás atividades realizadas sob a sistematização da escola. ... No contexto escolar, o currículo deve ter uma função formativa, educativa, social e cultural.

Qual o objetivo do método Lancasteriano?

O método Lancaster, também conhecido como Ensino Mútuo ou Monitorial, teve como objetivo ensinar um maior número de alunos, usando pouco recurso, em pouco tempo e com qualidade. Foi criado por Joseph Lancaster, quaker inglês, influenciado pelo trabalho do pastor anglicano Andrew Bell.

O que defendia Pestalozzi?

Pestalozzi defende que o processo de aprendizagem deveria ir “das coisas para as palavras” e não “das palavras para as coisas”, pois compreendia que, se o professor explicasse diretamente os conteúdos, estaria estimulando muito mais a memória de seus alunos em detrimento da capacidade de pensar, raciocinar e de criar ...

Postagens relacionadas: