adplus-dvertising

O que é mão de obra direta na contabilidade?

Índice

O que é mão de obra direta na contabilidade?

O que é mão de obra direta na contabilidade?

A mão de obra direta (MOD) é aquela relacionada ao trabalho realizado diretamente na produção de determinado bem ou serviço, ou seja, que envolve as atividades ligadas com o produto fabricado.

Como contabilizar mão de obra direta?

Exitem 3 situações a serem consideradas:

  1. A mão de obra direta: voce contabiliza no grupo de custo com MÃO DE OBRA, a indireta como despesa admmistrativa.
  2. O estoque voce considera somente os materiais utilizados na confecção da mussarella.
  3. na precificação do produto voce considera tudo!!

Qual a importância da mão de obra para o negócio?

  • No entanto, se é tão fácil perceber a importância da mão de obra para qualquer negócio, o mesmo não se pode dizer sobre a gestão de custos em relação a esse item. Isso porque muitos empreendedores têm dúvidas, por exemplo, em relação à projeção de mão de obra e as diferenças entre mão de obra direta e mão de obra indireta.

Qual é o custo da mão de obra?

  • E o custo da mão de obra, direta ou indireta, é um dos primeiros gastos que vem à mente, já que os funcionários são peças-chave em todas as outras áreas que compõem uma empresa. No entanto, se é tão fácil perceber a importância da mão de obra para qualquer negócio, o mesmo não se pode dizer sobre a gestão de custos em relação a esse item.

Quais são os custos de mão de obra direta?

  • Contabilização dos custos de mão de obra direta. A Mão de Obra Direta refere-se aos colaboradores que trabalham diretamente no produto em processo de produção, desde que seja possível mensurar o tempo despendido e a identificação de quem elaborou o trabalho, dispensando qualquer tipo de apropriação indireta ou rateio.

Qual a função da mão de obra direta?

  • Ou seja, são cargos como o de chocolateiro, de encarregado pelos recheios e de embalador. Outra característica da mão de obra direta é que ela permite mensurar, do ponto de vista contábil, a quantidade de mão de obra utilizada para produzir cada mercadoria, o que não é possível no caso da mão de obra indireta, como veremos a seguir.

Postagens relacionadas: